Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Chorar com o Deus das vítimas

18/02/2021

                                                                                                             Imagem ilustrativa (fonte: Catholic Pictures)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp

Estamos acostumados a falar de Deus a partir da positividade. Deus da “vitória”, Deus “libertador”, Deus da “justiça”, etc. Porém, esquecemos também que Ele é o Deus que assumiu a negatividade e, neste aspecto crucial, entramos no mais profundo da revelação. A tradição ocidental sempre julgou o Ser como a base que sustenta a existência. Fora do Ser não há nada e, portanto, tudo o resto vem julgado com suspeitas. No entanto, a fé cristã revoluciona toda forma filosófica de raciocínio quando se depara com o escândalo da cruz, onde reside o não ser.

Em si, a cruz será sempre um escândalo pelo instrumento de tortura que representa. Em grau maior é um escândalo quando vem aplicada aos inocentes e justos. Em grau ainda maior, torna-se escândalo pois nela foi cravado o Filho de Deus, Jesus. Não adianta tentar suavizar este escândalo com palavras de conforto, jogando tudo para a outra vida. Pelo contrário, o cristianismo só é verdadeiro se for fiel ao escândalo da cruz, elemento base que deve servir de crítica para saber se realmente somos fiéis ao Evangelho. Alguns ambientes tentam esconder o crucificado, trocando-o pelo ressuscitado. Mas o ressuscitado é o produto fiel da cruz assumida, até as suas últimas consequências.

Devemos mergulhar mais fundo para colhermos a singularidade da cruz de Cristo. Nela, segundo a narrativa de Marcos, ocorre algo terrível e assustador: um homem inocente e justo, agoniza e grita ao Pai, porém não ouve nada, senão um silêncio cortante. Ali, justo naquela hora de agonia, parece que Jesus não vê acontecer o reino que tanto pregou. Imóvel na pobreza daquele lenho, não se vê os cegos enxergarem, os surdos ouvirem, os coxos andarem…nada! Parece que o antirreino está triunfando. Mas o mais doloroso: Jesus, com seu grito sufocado: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Parece não ouvir nenhuma reação daquele que sempre o chamou por paizinho (Abbá). Onde foi parar seu Deus a quem foi fiel até o fim, buscando beber a última gota do cálice de sua vontade? No escândalo da cruz, o pecado parece ser mais forte. Mas será mesmo isso?

No entanto, o mistério da cruz traz um “não-dizer” e um “não-fazer” (silêncio) de Deus diante do sofrimento do Filho. Um olhar de fé nos leva a descobrir algo a mais da revelação. O Pai renuncia ao seu poder, mas para encarnar-se no sofrimento do Filho, por isso, o Pai quer livrar o Filho do sofrimento, mas não o pode fazer. Neste sentido, Deus torna-se igual a Jesus, pois faltava ao Pai conhecer a plenitude daquela humanidade experimentada pelo Filho, aquela humanidade imersa no sofrimento. Na cruz, Deus distancia-se do crucificado, para aproximar-se do seu sofrimento, ou seja, para saber o que significa passar pela dor. Aquela velha imagem de deus, tão enraizada nos gregos, vem superada, pois daqui em diante Deus conhece o páthos, pois não é mais uma divindade apática ao sofrimento. O Filho, ao levar as suas chagas para o seio da Trindade, torna o Pai igual a ele, por meio de sua cruz escandalosa. Daqui para a frente, devemos admitir que a Boa Nova (o Evangelho) apresenta uma outra face e não devemos negá-la ou diminuí-la jamais: o Evangelho da cruz não é outro senão a dor de Deus por toda a humanidade. Ele só nos cura, porque se feriu conosco e, só assim, sabe o remédio exato para sanar a nossa dor: a ressurreição.

Só poderemos dar sentido ao que está acontecendo atualmente com a humanidade se não fugirmos do escândalo da cruz. Enquanto escrevo estas linhas me deparo com um número alarmante de vidas ceifadas por um vírus que expande medo e terror por todo o mundo. Não podemos suavizar a ausência destas vidas que nos deixaram. Elas são as vítimas da história, da história que nós, inebriados pelo poder e pela ideia exagerada de progresso, escrevemos. A atitude de Deus também é aquela do silêncio, pois Ele está mergulhado na dor das vítimas, visto que não consegue ficar apático. Ele não pode agir pela força, uma vez que para ser solidário, escolheu a via da crucificação para revelar-se como um Deus bom. Deus está chorando porque está sentindo a intensidade da dor da humanidade neste momento de sua história. Justo neste seu choro reside a sua parcialidade, ou seja, a sua opção preferencial pelas vítimas. Creio que ainda não choramos o suficiente a partida destas vítimas. Sem solidariedade e sem a experiência das lágrimas, não há Cristianismo autêntico e a cruz de Cristo correrá o sério risco de cair no esquecimento.


Pe. Ademir Guedes Azevedocp, é missionário passionista e mestre em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente reside em Camaragibe – PE, no Seminário para a etapa do Postulantado dos Passionistas.

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download samsung firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course

Conteúdo Relacionado