
Ss. André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro
- Primeira Leitura
- Salmo Responsorial
- Evangelho
- Sabor da Palavra
Jó 19,21-27
Disse Jó: 21“Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu! 22Por que me perseguis como Deus e não vos cansais de me torturar? 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins”.
Palavra do Senhor.
Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos
Sl 26(27)
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver / na terra dos viventes.
Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, / atendei por compaixão! /
Meu coração fala convosco confiante / e os meus olhos vos procuram. – R.
Senhor, é vossa face que eu procuro; / não me escondais a vossa face! /
Não afasteis em vossa ira o vosso servo, / sois vós o meu auxílio! /
Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, / meu Deus e salvador! – R.
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver / na terra dos viventes. /
Espera no Senhor e tem coragem, / espera no Senhor! – R.
Lucas 10,1-12
Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.
Palavra da salvação.
“O Reino de Deus está próximo de vós.”
Hoje, Jesus está enviando os Seus setenta e dois discípulos a pregarem o Reino de Deus e curar os doentes. Ainda hoje Ele chama todos os seus discípulos (nós, batizados) para que também repitam o que os primeiros setenta e dois fizeram: pregar o Reino de Deus e a cura dos doentes. Hoje podemos pregar a Boa-Nova através de um testemunho que arrasta: o amor entre os irmãos, o perdão, as obras de caridade, a cura dos doentes através das visitas, o cuidado com o enfermo, um acolhimento sincero, uma escuta atenta e a oração pela cura do corpo e principalmente da alma.
Peçamos a Deus a graça de podermos corresponder ao Seu chamado, levando sua presença de amor àqueles que dela necessitam.
Reflexões Noviços da Província