
São Joaquim e Sant’Ana
- Primeira Leitura
- Salmo Responsorial
- Evangelho
- Sabor da Palavra
Eclesiástico 44,1.10-15
1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz, e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.
Palavra do Senhor.
Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos
Sl 131(132)
O Senhor vai dar-lhe o trono / de seu pai, o rei Davi.
1. O Senhor fez a Davi um juramento, / uma promessa que jamais renegará: /
“Um herdeiro que é fruto do teu ventre / colocarei sobre o trono em teu lugar!” – R.
2. Pois o Senhor quis para si Jerusalém / e a desejou para que fosse sua morada: /
“Eis o lugar do meu repouso para sempre, / eu fico aqui: este é o lugar que preferi!” – R.
3. “De Davi farei brotar um forte herdeiro, / acenderei ao meu ungido uma lâmpada. /
Cobrirei de confusão seus inimigos, / mas sobre ele brilhará minha coroa!” – R.
Mateus 13,16-17
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”.
Palavra da salvação.
“Felizes sois vós….”.
Hoje a Igreja faz memória aos pais da Bem-Aventurada Virgem Maria, São Joaquim e Santa Ana. São felizes, porque por eles a criação foi presenteada com aquela que trousse o Criador de tudo. São felizes, por terem amamentado, carregado, afagado, abrigado, aquela que mais tarde faria o mesmo com Deus. Segundo a tradição Ana era estéril, mas mantinha suas esperanças em Deus; até que seu clamor foi ouvido. Seus clamores chegaram aos Céus; o resultado foi o fruto que foi assaltado por Deus: Maria. Aquela que até os anjos diziam: “quem é esta? ” (São Luís Maria). São um modelo de perseverança, confiança e dedicação ao Reino de Deus. Que pela interseção de São Joaquim e Santa Ana, posamos alcançar as virtudes de que precisamos para sermos dignos das promessas de Cristo! Amém!
Reflexão dos Noviços