
São Carlos Lwanga e Companheiros
- Primeira Leitura
- Salmo Responsorial
- Evangelho
- Sabor da Palavra
Atos 20,17-27
Naqueles dias, 17de Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: “Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. 20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti com judeus e gregos para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus, nosso Senhor. 22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas de modo nenhum considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus. 25Agora, porém, tenho a certeza de que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito”.
Palavra do Senhor.
Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos
Sl 67(68)
Reinos da terra, cantai ao Senhor.
Derramastes lá do alto uma chuva generosa, / e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; /
e ali vosso rebanho encontrou sua morada; / com carinho preparastes essa terra para o pobre. – R.
Bendito seja Deus, bendito seja cada dia / o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! /
Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; / o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte! – R.
João 17,1-11
Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. 3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. 6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. 9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.
Palavra da salvação.
“Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”.
Hoje celebramos a memória dos mártires São Carlos Lwanga e seus companheiros, cujos testemunhos de fé iluminam nossas mentes e corações, convidando-nos a viver de maneira mais cristã.
São Paulo, em suas cartas, compartilha sua disposição para enfrentar o fim da vida, destacando que fez tudo o que pôde para que outros conhecessem a Cristo e o plano de salvação de Deus. No Evangelho, Jesus faz sua oração sacerdotal ao Pai, afirmando que sua hora chegou. Paulo seguiu o exemplo de Cristo, que o salvou e intercedeu por ele, mesmo quando era perseguidor da Igreja.
Dessa forma, reconhecemos que Cristo é verdadeiramente o médico das almas, saúde dos enfermos e refúgio dos pecadores. Ele transformou um pecador em santo, e este, em mártir — semente de outros cristãos. Esse mesmo Cristo alcançou São Carlos Lwanga e seus companheiros, e continua a nos alcançar hoje por meio de nosso mediador, Jesus Cristo, no Espírito Santo.
Neste mesmo Espírito, não percamos a fé nem temamos as adversidades da vida, pois Aquele que morreu venceu o mundo, e somos d’Ele e de Seu Pai.
Reflexão dos Noviços