
Santos Simão e Judas Tadeu
- Primeira Leitura
- Salmo Responsorial
- Evangelho
- Sabor da Palavra
Efésios 2,19-22
Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nessa construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.
Palavra do Senhor.
Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos
Sl 18(19A)
Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; /
o dia ao dia transmite essa mensagem, / a noite à noite publica essa notícia. – R.
Não são discursos nem frases ou palavras, / nem são vozes que possam ser ouvidas; /
seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz. – R.
Lucas 6,12-19
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos.
Palavra da salvação.
“Eu te seguirei para onde quer que fores”
Na liturgia de hoje comemoramos a festa de São Simão e São Judas Tadeu, dois apóstolos do Senhor. O Evangelho narra o momento em que Jesus escolhe os doze apóstolos, após passar a noite em oração na montanha.
Não devemos pensar que Jesus fez esse gesto somente naquela época, naquele momento. Hoje em dia, Ele ainda chama muitas pessoas para O servirem. Na verdade, Deus chama a cada ser humano para ser seu discípulo, sendo seu imitador. E como ser imitador de Jesus? Na passagem do Evangelho vemos Jesus em meio à multidão, anunciando sua Palavra e curando as pessoas, e uma força saía Dele. De nós também, como discípulos, deve sair a força do bem, da alegria do Evangelho, para contagiar o mundo com a graça de Deus.
Que o Senhor nos conceda a graça de que cada um de nós possa servi-Lo, onde estivermos na missão que Ele nos confia. Essa missão pode ser nosso trabalho, com o qual ajudamos a sociedade; pode ser estar ao lado da esposa ou do marido nas horas fáceis e difíceis; pode ser cuidar dos filhos ou dos netos ou abraçando uma forma vida como religiosa, religioso ou presbítero. Seja qual for, o importante é se colocar à disposição de Deus e servi-Lo com amor, pois toda missão é grande aos olhos de Deus.
Reflexão dos noviços da Província