
Nossa Senhora Aparecida
- Primeira Leitura
- Salmo
- Segunda Leitura
- Evangelho
- Sabor da Palavra
Ester 5,1-2; 7,2-3
1Ester revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro. 7,2Então o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”. 3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida, eis o meu pedido, e a vida do meu povo, eis o meu desejo!”
Palavra do Senhor.
Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos
Sl 44(45)
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / que o rei se encante com vossa beleza!
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / “Esquecei vosso povo e a casa paterna! /
Que o rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso senhor! – R.
O povo de Tiro vos traz seus presentes, / os grandes do povo vos pedem favores. /
Majestosa, a princesa real vem chegando, / vestida de ricos brocados de ouro. – R.
Em vestes vistosas ao rei se dirige, / e as virgens amigas lhe formam cortejo; /
entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real”. – R.
Apocalipse 12,1.5.13.15-16
1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. 15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher a fim de a submergir. 16A terra, porém, veio em socorro da mulher.
Palavra do Senhor.
João 2,1-11
Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo o mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Palavra da salvação.
“Fazei o que Ele vos disser”.
No Evangelho de hoje, Jesus, sua mãe e os discípulos d’Ele foram a uma festa de casamento em Caná da Galileia, porém o vinho acaba e a mãe de Jesus compadece-se dos noivos, dizendo a Jesus que “eles NÃO tem mais vinho”.
Como o próprio Jesus respondeu à Virgem Maria, sua hora ainda NÃO havia chegado. Mesmo assim, o Mestre ouve a súplica de Sua Dulcíssima Mãe e, como já sabemos, Ele transforma a água no melhor vinho.
No meio disso tudo, há uma fala muito importante de Maria sobre seu Filho Jesus Cristo que merece destaque: “Fazei o que Ele vos disser”. Essa fala parece remeter ao que Deus Pai fala de Jesus no monte Tabor: “Eis o meu Filho amado. A ele escutai”.
Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida (a Bem-Aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida), a padroeira do Brasil. E o evangelho de hoje mostra-nos Maria como a humilde serva de Deus. Sendo serva de Deus, ela serve às pessoas a sua volta e é por isso que no evangelho de hoje vemo-la como uma mulher atenta às necessidades do seu povo, pois percebe o que está faltando (no casamento) e intercede a seu Filho dizendo “Eles não têm mais vinho”.
Essa é a mesma Nossa Senhora Aparecida, a rainha do Brasil. Nós, que somos seus devotos, devemos escutar o que ela diz. Ela diz para fazermos aquilo que Jesus nos disser. Isso significa que não é possível ter Maria como mãe e, ao mesmo tempo, desprezar os mandamentos de seu Filho, NÃO desejando viver os ensinamentos que Ele nos deu. Para ser filho de Maria, é necessário ser obediente a Jesus. Ela olha para as nossas necessidades, intercede a Jesus Cristo e Ele a ouve. Mas para que a água se transforme no melhor vinho, é necessário que façamos a nossa parte: escutar a Virgem Maria que nos diz “Fazei aquilo que Meu Filho Jesus lhes disser”. Obedecendo a Jesus, teremos o melhor vinho em nossas vidas.
Imagine se todo o Brasil o escutasse! Que país seria este! O vinho, na Bíblia, é símbolo da alegria. Quantas são as famílias brasileiras que não têm mais vinho! Quantas são as paróquias nas quais faltam a alegria do Senhor! Roguemos à Nossa Senhora Aparecida para que ela interceda pelas famílias entristecidas e oprimidas do Brasil e para que o povo brasileiro assuma a sua vocação de povo verdadeiramente alegre, acolhedor, testemunhando ao mundo NÃO uma alegria mundana e efêmera, mas a verdadeira alegria do Vinho Novo do Senhor.
Reflexões Noviços da Província