Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

6ª-feira da 3ª Semana do Advento

  • Primeira leitura
  • Salmo responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
Jeremias 23,5-8

Leitura do livro do profeta Jeremias – 5 “Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’, 8mas sim ‘pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países para onde os expulsara; eles então irão habitar em sua terra’”.

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 71(72)
Nos seus dias, a justiça florirá / e paz em abundância, para sempre.

Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! /
Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

Libertará o indigente que suplica / e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. /
Terá pena do indigente e do infeliz / e a vida dos humildes salvará. – R.

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, / porque só ele realiza maravilhas! /
Bendito seja o seu nome glorioso! / Bendito seja eternamente! Amém, amém! – R.

Mateus 1,18-24

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

Palavra da salvação.

“Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi”.

Por mais que tivesse o direito a uma vida de luxo e regalias, Jesus, o Filho do próprio Deus, preferiu por escolha livre uma vida simples estando entre os mais simples. Optou por nascer em uma família humilde da menor cidade de Judá, se encarnou no seio da Virgem Maria prometida a José por esposo, ela uma jovem sem dotes extraordinários e ele homem muito justo e dedicado ao serviço de marceneiro. Tendo muitos sonhos queriam formar uma família e aí Deus realiza seu grande projeto. Aos pequeninos é que o Pai revela seus segredos e faz grandes obras. Por sua grande fé, o Pai de amor e bondade envia o anjo Gabriel à Virgem, e pelo seu sim humilde e generoso se entrega inteiramente aos braços de Deus.

A Família de Nazaré é ainda hoje imagem de grande exemplo a tantas outras famílias ao longo da história da civilização, que em sua pequenez e dificuldades lutam por um ideal de paz e seguimento de um Cristo pobre e crucificado. Jesus, Maria e José abençoe a todas as nossas famílias e não permitam que obstáculo algum seja difícil demais para ser enfrentado e que nenhuma pedra seja tão alta que não possa ser transportada.

Reflexão dos Noviços da Província

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.