Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

6ª-feira da 12ª Semana do TC

  • Primeira Leitura
  • Salmo Responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
Gênesis 17,1.9-10.15-22

1Abrão tinha noventa e nove anos de idade quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: “Eu sou o Deus poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito”. 9Deus disse ainda a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado”. 15Deus disse também a Abraão: “Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão”. 17Abraão prostrou-se com o rosto em terra e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: “Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?” 18E, dirigindo-se a Deus, disse: “Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença”. 19Deus, porém, disse: “Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dele uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo”. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 127(128)
Será assim abençoado todo aquele / que respeita o Senhor.

Feliz és tu se temes o Senhor / e trilhas seus caminhos! /
Do trabalho de tuas mãos hás de viver, / serás feliz, tudo irá bem! – R.

A tua esposa é uma videira bem fecunda / no coração da tua casa; /
os teus filhos são rebentos de oliveira / ao redor de tua mesa. – R.

Será assim abençoado todo homem / que teme o Senhor. /
O Senhor te abençoe de Sião / cada dia de tua vida. – R.

Mateus 8,1-4

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

Palavra da salvação.

“Se queres, tu tens o poder de me purificar.”

Após o longo Sermão da Montanha sobre o qual meditamos neste último tempo, no Evangelho de hoje, Jesus desce do monte e cura um leproso. Jesus põe imediatamente em prática o que refletiu e partilhou.

A apresentação perante o sacerdote e a oferta que Moisés ordenou, da qual Jesus fala hoje, trata-se de um ritual para declarar purificado alguém que era leproso. Os leprosos estavam naquela época separados da sociedade. É por isso que, ao curá-lo, não está simplesmente aliviando o desconforto físico. Jesus está reintegrando na sociedade, uma pessoa que tinha ficado fora de tudo. A maior força do gesto de Jesus está em estender a mão e tocá-lo. Não era permitido fazer isso. Não só pelo risco de se infectar, mas porque religiosamente a pessoa era considerada impura. Mas para Jesus, nada que alguém faça ou tenha o torna impuro diante de Deus. Nada de nós é impuro para Ele. É por isso que ele não tem medo de tocá-lo.

Que Jesus neste dia, estenda sua mão sobre nós e nos cure de tudo que nos faz sentir excluídos.

Reflexão dos Noviços da Província

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.