Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

5ª-feira da 3ª Semana do Advento

  • Primeira Leitura
  • Salmo Responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
Jeremias 23,5-8

5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’, 8mas sim ‘pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países para onde os expulsara; eles então irão habitar em sua terra’”.

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 71(72)
Nos seus dias, a justiça florirá / e paz em abundância, para sempre.

1. Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! /
Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

2. Libertará o indigente que suplica / e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. /
Terá pena do indigente e do infeliz / e a vida dos humildes salvará. – R.

3. Bendito seja o Senhor Deus de Israel, / porque só ele realiza maravilhas! /
Bendito seja o seu nome glorioso! / Bendito seja eternamente! Amém, amém! – R.

Mateus 1,18-24

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

Palavra da salvação.

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” Cf. São João 1, 14.

Ontem, a Liturgia da Palavra mostrava-nos a “origem biológica” de Jesus Cristo, hoje São Mateus relata a “Origem Divina”. No Credo Niceno-Constantinopolitano, rezamos: “E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.” Resumido aquilo que afirma São João no início do Evangelho: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” Cf. São João 1, 14.  A Virgem Santa é a “esposa do Espírito Santo”, pois foi a escolhida pela Trindade para ser a Mãe do Verbo Encarnado. E São José é chamado de “filho de Davi”, pela tradição judaica da genealogia paterna. “Embora fosse de divina condição, Jesus não se apegou ciosamente a ser igual em natureza a Deus Pai. Porém, esvaziou-se de sua glória e assumiu a condição de um escravo, fazendo-se aos homens semelhantes… humilhou-se, obedecendo até à morte humilhante numa cruz”. Filipenses 2,6-8.

Reflexão feita pelos noviços

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.