Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

3ª feira da 3ª semana do Advento

  • Primeira leitura
  • Salmo
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra

Gênesis 49,2.8-10

Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2 “Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8 Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9 Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão e como uma leoa; quem o despertará? 10 O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertencem e a quem obedecerão os povos”.

Palavra do Senhor.

Sl 71(72)

Nos seus dias, a justiça florirá / e paz em abundância, para sempre.

Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! /
Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

Das montanhas venha a paz a todo o povo, / e desça das colinas a justiça! /
Este rei defenderá os que são pobres, / os filhos dos humildes salvará. – R.

Nos seus dias, a justiça florirá / e grande paz, até que a lua perca o brilho! /
De mar a mar estenderá o seu domínio, / e desde o rio até os confins de toda a terra! – R.

Seja bendito o seu nome para sempre! / E que dure como o sol sua memória! /
Todos os povos serão nele abençoados, / todas as gentes cantarão o seu louvor! – R.

Mateus 1,1-17

1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13 Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14 Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17 Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.

Palavra da Salvação.

“Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi”.

Vindo do Pai, o Cristo reveste-se inteiramente das fragilidades humanas, abandona sua condição divina e reata os laços que antes foram perdidos entre Deus Pai e a humanidade pelo pecado de Adão. Revestindo-se de uma majestade simples, nasce da Bem-Aventurada Virgem Maria no pequeno estábulo de Belém entre o boi e o burro, revelado primeiramente aos pastores de campo. Em sua vinda, Jesus é sinal de esperança para o povo hebreu que tanto sofria a opressão de um sistema dominado pelo poder romano e de muitas incoerências por parte das autoridades religiosas judaicas, que deviam dar bom exemplo ao Povo.

O Messias vem de linhagem davídica e assume o trono deixado por Davi. Há muito se aguardava esta revelação para os Filhos de Deus, brilhando a salvação mais uma vez a Israel. Seu reinado, no entanto, nada se assemelha a nenhum outro visto, com um caráter muito mais humilde e serviçal do que dominador e autoritário. Estando no mundo, amou os seus até o fim para que a luz brilhasse nas trevas e deixou de herança a entrega total de um Deus que muito amou os seus Filhos.

Reflexão feita pelos noviços.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.