Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

2ª feira da 11ª semana do Tempo Comum

  • 1ª Leitura
  • Salmo
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra

2 Coríntios 6,1-10

Irmãos, 1como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. 3Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. 4Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus, com muita paciência, em tribulações, em necessidades, em angústias, 5em açoites, em prisões, em tumultos, em fadigas, em insônias, em jejuns, 6em castidade, em compreensão, em longanimidade, em bondade, no Espírito Santo, em amor sincero, 7em palavras verdadeiras, no poder de Deus, em armas de justiça, ofensivas e defensivas, 8em honra e desonra, em má ou boa fama; considerados sedutores, sendo, porém, verazes; 9como desconhecidos, sendo, porém, bem conhecidos; como moribundos, embora vivamos; como castigados, mas não mortos; 10como aflitos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo muitos; como quem nada possui, mas tendo tudo.

Palavra do Senhor.

Sl 97

O Senhor fez conhecer a salvação.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! /
Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; /
recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. /
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

Mateus 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo, não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

Palavra da Salvação.

“Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado”.

Sempre com mais facilidade, vomita-se ódio e violência sobre o ódio e a violência já existentes. Pois bem, como cristãos, nossa referência será sempre o Evangelho. Se alguém lhe bater na face, oferece-lhe o outro lado; ou se forçar-lhe a caminhar um quilômetro, caminhe dois com ele. Foi o que Jesus fez e é o que Ele pede a nós ao dizer: “amai-vos uns aos outros como eu vou amei”. Ele amou a humanidade pecadora. Ele amou aqueles que O cuspiam na face, que O chicoteavam, que O pregaram numa cruz.

Do alto da cruz, Ele rezou ao Pai para que perdoasse os seus assassinos (certo que aqui estamos inclusos quando nos deleitamos em nossos vícios e pecados) dizendo que não sabiam o que estavam fazendo. Ele amou e perdoou.

Reagir com violência está longe de ser algo que Jesus nos pediria. Ele nos ofereceu a vida, a misericórdia e o perdão. Deste modo, como cristãos, bem sabemos como agir frente às adversidades.

Reflexão feita pelos noviços