Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

No movimento da Compaixão

15/05/2023

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp

Mês passado assisti ao documentário produzido pela Disney, “Amén. Francisco responde”. Fiquei positivamente impactado com o diálogo realizado entre Papa Francisco e jovens provenientes de diferentes nações. É evidente que sua atitude cristã se centra na Compaixão. Além disto, mais do que as perguntas, provocativas e atuais, tocou-me a metodologia das respostas. Quem sabe, o modo de responder do Papa seja um daqueles sinais dos tempos mais eloquentes e inspiradores para uma primavera em nossa Igreja, sobretudo para o nosso ministério de jovens presbíteros. Resumo o meu parecer em três aspectos.

Uma reviravolta linguística: por séculos, os papas escreviam encíclicas para propor temas de relevância. Hoje, quem poderá se debruçar na leitura de uma encíclica, a não ser os estudantes de teologia? Como seria possível compactuar as metanarrativas da linguagem do magistério com a rapidez e brevidade das mensagens digitais das redes sociais e dos aplicativos mensageiros? O Papa parece está interessado, como um idoso, em transmitir mais ensinamentos de sua vida do que escrever encíclicas. Por isso, ele se deslocou do centro para uma periferia de Roma e ali sentou-se para um diálogo aberto, sem nenhum receio das perguntas. O seu semblante demonstrava paciência e respeito. Enquanto os jovens levantavam as suas perguntas, ele não se apressava em responder, permanecia calado e atento ao seu interlocutor. Ele reflete primeiro e depois propõe.

A arte da maiêutica: Maia, a mãe de Sócrates, era uma parteira. Ajudava a dar à luz. Sócrates é apresentado por Platão em seus diálogos como um maiêutico: provocava seu interlocutor a dar à luz ele mesmo ao conhecimento que está dentro de cada um e fazia isso sempre levantando perguntas. O Papa é também como uma parteira e ao invés das velhas respostas da casuística, ele com seu modo perspicaz de responder ia conduzindo os jovens a tomar a estrada da compaixão e da ternura. Ele é um parteiro da bondade, daquela fé que não etiqueta a ninguém com rótulos religiosos e morais. Isto era tão forte na seção do diálogo sobre homossexualidade, pornografia e aborto. A melhor resposta será sempre o perdão e a acolhida, ou seja, o estilo de proximidade do Deus de Jesus.

Estilo samaritano: quem de nós está acostumado a sair da rotineira zona sacramental para ir além dos muros da religião e ter com aqueles que não sabem o nosso credo? A nossa formação nos acostuma a estudar e preparar homilias para as cômodas eucaristias do final de semana. Elas são importantes, pois também ali as pessoas encontram consolação para o peso da cruz. Imaginemos, contudo, que é possível um novo estilo de vida cristã (que venha incluso também a vida sacramental) a partir de gestos e atitudes, ou melhor, de ações samaritanas sem guerras religiosas. Para isto, talvez tenhamos que voltar o olhar mais para as ruas e o dia a dia, onde exatamente se cruzam as histórias e os rostos das pessoas, onde está o choro e o riso, a fé e a incredulidade, onde enfim a vida grita. O que este documentário me fez refletir foi: não basta só tocar na carne sacramental de Jesus e transcurarmos a sua carne no cotidiana da história, pois ali Ele também está encarnado.


Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp (vidapassionista.org) é missionário passionista da Província Passionista Getsêmani, em  São Paulo e mestre em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente, faz o doutorado em Teologia Fundamental nesta Universidade.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado