Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Virgem de Fátima no céu e Jesus na terra do caminho da verdade e da vida (Jo 14,1-6)

13/05/2022

                                                                                                                                   Imagem: Santuário de Fátima

 Frei Jacir de Freitas Faria [1]

O texto que inspira a nossa reflexão é Jo 14,1-6. A Igreja celebra, no dia treze de maio, a devoção a Nossa Senhora de Fátima. Quem não conhece o canto: “A treze de maio na cova de Iria no céu aparece a Virgem Maria. Ave, Ave Maria!”. Era o ano de 1917, num local chamado Cova de Iria, em Portugal, país que estava em crise econômica, política e religiosa. A revolução russa ganhava seu curso. A Primeira Guerra Mundial caminhava para o fim. Três crianças pobres dos arredores de Fátima diziam ter visto Nossa Senhora e que dela haviam recebido mensagens que foram conservadas como segredos, os quais foram revelados décadas mais tarde e tratavam de uma convocação à devoção ao Sagrado Coração de Maria, à retomada da visão medieval do pavoroso inferno e da conversão da Rússia. Todos esses segredos estão relacionados a um catolicismo devocional, conservador e medieval. A Virgem Maria aparece como um raio de luz vindo do céu e pede para rezar o terço. As aparições se sucederam até treze de outubro de 1917. A Igreja sempre tratou com cautela essas aparições, questionando o seu objetivo e veracidade.

Para além do sentido de fé dessa aparição, gostaria de relacionar o caminho apresentado em Fátima com o do evangelho de Jo 14,1-6, texto no qual Jesus diz ser o caminho, a verdade e a vida para alcançar a morada eterna. Maria aparece da morada do céu. Crianças olham atentas para o raio de luz que se parece com a Virgem Maria. Elas se perguntam de onde ela vem? Tomé pergunta: para Jesus para onde você vai? E acrescenta: mostra-nos o caminho? Qual o significado desses acontecimentos? Que é isso morada no céu?

Todo o evangelho de João tem que ser lido e compreendido a partir de seu contexto, o dos anos 90 a 100 depois de Cristo ou da Era Comum. A sinagoga já havia rompido com o cristianismo. Roma já havia destruído Jerusalém e o seu famoso Templo de origem salomônica. Tinha muita influência entre judeus e cristãos o modo de pensar dos gnósticos, o qual consistia em afirmar que o caminho de salvação para o ser humano é descobrir a centelha da luz que ele traz em si, desde o momento em que saiu da Plenitude e veio morar em um corpo na região terrestre. Conhecer a luz significa fazer o processo de desencarnar e voltar para a Luz plena, a Plenitude.

Nesse contexto, o autor do evangelho de João apresenta Jesus como a porta que abre o caminho para a salvação. Como isso acontece? Quando a comunidade joanina vive a plenitude do amor fraterno e da fidelidade, na partilha de vida e dos bens. Só depois disso é que ela teria autoridade para entrar em diálogo com os rejeitados samaritanos, o grupo dos seguidores de João Batista que viviam em Éfeso, os gregos e os fariseus bem-intencionados, como Nicodemos. Todos eles eram muito bem-vindos ao Caminho que é Jesus ressuscitado.

Essa ideia de caminho tem sua origem na tradição sapiencial judaica associada ao seguimento da Torá, a Lei. O Sl 1 propõe a antítese entre os caminhos contrários do justo e do malvado ímpio. O primeiro recebe o prêmio da vida em Deus, o segundo, a punição. O Jesus histórico não foge desse modo de pensar e convoca os seus discípulos a ser fiéis ao seu projeto, quando afirmam: “Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas.” A morada sobre qual Jesus fala é Ele mesmo e sua relação íntima com o Pai. Morada tem a mesma origem de namorar, que é entrar na morada do outro para aí se estabelecer. Estar com Jesus ressuscitado no coração significa estar com Deus. Jesus e o Pai são um. Muitos seguidores de Jesus, muitas moradas no céu, a casa do Pai.

As muitas moradas junto de Deus são fruto da vida em comunidade de amor aqui na terra, mas que vai ser plena em Deus que é Vida e Verdade. Construir morada na terra e no céu é dizer não à verdade dos dogmatismos, das palavras definitivas sem abertura ao novo. Não ao caminho das autoajudas sem compromisso com o outro, das mentiras, as Fake News, nesse mundo virtual frenético. Não ao caminho da sinagoga de outrora, à destruição russa das moradas dos ucranianos indefesos. Não aos governos fascistas! Não à devoção sem compromisso social.

A Maria do 13 de maio é a mesma que abriu as portas para o caminho de revelação de Jesus nas bodas de Caná (Jo 2,1-11). Ela e Ele são raios de luzes que nos conduzem à Vida que é Deus. Deixemos de olhar para o céu como crianças ingênuas na fé ou como os Tomés incrédulos que veem o caminho, mas diz não conhecê-lo. Tomemos o caminho do adulto apóstolo e apóstola do amor fraterno vivido em comunidade, espelho de uma morada eterna no céu, onde nós todos almejamos um dia chegar. O céu começa aqui. Mãos à obra, fé e compromisso. O caminho de transformação, de mudança é aqui. E ele passa pela política, pelo seu voto, pela economia, pela religião que liberta. Só depois disso é que podemos vislumbrar uma morada no céu. Que Maria nos ajude com seu brilho de sua luz na terra do Jesus do caminho verdade e da vida.


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apocrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free