Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Trindade e a sociedade

06/06/2020

                                                                                                                                                          Imagem ilustrativa (fonte: Canva)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp

Este é um assunto importante, não só para os cristãos, mas para todos aqueles que estão em busca de novos tempos onde podemos desenvolver a nossa existência a partir de uma fraternidade mais parecida com o Evangelho de Jesus. Quando dizemos fraternidade, pensamos em comunidade, não como pessoas que estão aglomeradas, ou que vivem umas paralelas às outras. Fraternidade, para a tradição cristã, é algo que assenta as suas raízes no seio da Trindade. A Trindade, para usarmos uma expressão de Leonardo Boff, é a melhor comunidade. Mas isso não é slogan ou grito de guerra. Isso é o evangelho!

Viver em comunidade, é colocar-se um de frente ao rosto do outro. É reconhecimento e veneração absoluta à alteridade, ou seja, à dimensão do sagrado que cada um possui. Na Trindade, o Pai ama o Filho e o Filho oferece a humanidade o mesmo amor que recebeu do Pai. O Espírito Santo é o próprio amor. Então, as três divinas pessoas não sabem fazer outra coisa senão amar. É neste sentido que a Trindade é e será sempre a melhor comunidade.

Porém, temos que nos perguntar se as organizações políticas de nosso tempo ou se o modo social de encararmos a vida refletem de alguma forma a vida trinitária como estamos falando. Infelizmente, a história plasmou muitos impérios autoritários que ofuscaram a vida da comunidade. Basta citarmos as grandes duas últimas guerras mundiais que causaram danos irreparáveis à vida. Tudo começa com os discursos populistas que prometem solucionar os problemas em nome da segurança nacional. Esses são os messias de ontem e de hoje que levantam a bandeira da pátria para ameaçar o estrangeiro, ou para assegurar os direitos da classe burguesa que tem medo de perder o monopólio e os seus privilégios.

Mas não vamos tão longe na história, lembremo-nos dos tempos da ditadura onde o chumbo e a censura falavam mais alto com a pretensão de calar a democracia e os direitos humanos. Como falar de comunidade se os poderosos deste mundo trabalham contra o amor trinitário? Como pensar numa sociedade de irmãos e irmãs, quando o direito e a igualdade são ameaçados pelo autoritarismo de nossos governantes que se auto-intitulam messias salvadores da pátria? Não! Estes modelos de organização política trabalham contra a Boa Nova do Evangelho. Eles são, para usar uma expressão de Platão, a personificação da tirania. E quem é o tirano? É aquele governante que se alimenta das vísceras humanas em nome do poder e da falsa ordem.

Contudo, a lógica de viver em comunidade, segundo o sonho da Trindade, não é uma fantasia. Pode ser realidade! Para tanto, precisamos mudar, sobretudo, o nosso modo de educar as novas gerações. Mudar é um processo árduo e lento, mas possível. O próprio Jesus nos dirá que no princípio as coisas não eram assim, ou seja, o mundo era regido na lógica do amor. Mas a sede e a corrida pelo poder nos corromperam.

Organizar a sociedade a partir da lógica da Trindade é uma missão difícil, pois requer o princípio da gratuidade, tão esquecido e banalizado em nossas relações. Tudo seria feito sem interesses e sem a pretensão de tirarmos sempre proveito sobre os outros. A gratuidade é irmã gêmea do cuidado, ou seja, daquele outro princípio que se recusa a ceifar a vida dos mais frágeis, ou para usar uma expressão que se encontra no evangelho de São Mateus: “Não esmagará a cana rachada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencer a justiça”.

Sim, a Trindade é a melhor comunidade. Mas viver na sociedade a partir desta lógica é necessário construir a cada dia uma via alternativa, ou seja, não se contentar com o status quo deste mundo. A comunidade que Jesus viveu e quis para a humanidade não se trata de assumir formas totalitárias que excluem os que sofrem. Jesus não compactua com o sistema político romano nem com o sistema político do Templo de Jerusalém. Podemos dizer que a Constituição, ou seja, a Carta Magna que rege a sociedade sonhada por Jesus são as Bem-aventuranças que sinalizam a chegada do Reino de Deus. E este Reino não é um lugar, mas uma ação de vida e de libertação integral da pessoa. A ideia de desenvolvimento e progresso, não é para suprir apenas as necessidades biológicas do ser humano, apesar disso também ser importante, mas Jesus pretende restituir o todo da nossa vida, ele não nos dá migalhas, nos redime por completo.

Este é o sonho de Deus para nós que vivemos em sociedade: “Eu vim para que todos tenham a vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Pensemos nisso, sobretudo neste tempo confuso e difícil de pandemia. Reflita que você é um cidadão para construir pontes e ser protagonista do amor que une e que não levanta as bandeiras da divisão.


Pe. Ademir Guedes Azevedocp, é missionário passionista e mestre em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente reside em Camaragibe – PE, no Seminário para a etapa do Postulantado dos Passionistas.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
online free course
download intex firmware
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=

Conteúdo Relacionado