Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A porta dos feridos

20/10/2020

                                                                                                           Imagem de Dirk van Baburen (Domínio público/Wikimedia Commons)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp

A pregação sobre Deus nunca perdeu seus aspectos de grandeza. Parece que sempre buscou-se garantir a transcendência, mas divorciada da imanência. A história tem nos mostrado as consequências deste tipo de teologia: guerras, preconceitos, intolerância, autoritarismo, medo e, atualmente, a polarização religiosa que gera os nacionalismos inférteis. Privatizar o discurso religioso, a partir de suas categorias de grandeza, é negar o que tem de mais precioso na revelação cristã: aquela história de um Deus que se fez homem para nos ensinar a viver em plenitude.

Entretanto, se consideramos a encarnação em perspectiva de kenosis, podemos refazer a nossa experiência com o Deus encarnado, pois a kenosis retira de Deus a armadura dura e pesada que a religião colocou sobre Ele. Só o Deus encarnado pode nos indicar outro caminho alternativo que nos faz mais semelhantes a Ele. Eu considero que tal caminho é aquele percorrido pelos feridos. Estes representam toda a humanidade, em seu aspecto mais genuíno.

Os feridos abrem uma nova porta que nos põe em sintonia com o Deus da revelação. Eles nos ensinam que o próprio Deus entra na história sem que dela saia ileso. É isso que vemos em Jesus. Já no ventre de uma mulher, ali já está ferido pela pobreza humana. Em seu nascimento, depara-se com outra ferida: aquela da perseguição dos poderosos. Em seu ministério não foi diferente, pois teve que assumir, como consequência de tudo o que disse e fez, a cruz mais cruel preparada por aqueles que controlavam o sistema religioso e político. Jesus, sempre ferido, toca as nossas feridas para nos indicar o caminho mais feliz, a meta mais alta que compendia todo o desejo de Deus para cada um de nós: a ressurreição. Ele só realiza o projeto do Reino, em obediência ao Pai, porque uma vez ferido, sabe curar as nossas feridas: Ele cai, mas para nos levantar; Ele chora, mas para nos consolar; Ele sente sede e fome, mas para nos saciar. Não é possível crê em Deus sem antes reivindicar suas feridas. Só podemos segui-lo se Ele estiver ferido. Esta é a prova de que não seremos jamais enganados. Fora desta condição, corremos o risco de esvaziar o sentido maior da Cruz de Cristo.

Tomás Halík em sua obra Toque as feridas (p. 13), insiste: “Para mim não existe outro caminho, não existe outra porta senão aquela que é aberta por uma mão ferida e um coração traspassado. Não posso clamar “meu Senhor e meu Deus” sem ver a ferida que alcança o coração. Se credere (crer) provier de cor dare (dar o coração), então preciso confessar que meu coração e a minha fé podem pertencer ao Deus capaz de mostrar as suas feridas.” Hoje, num mundo marcado por tantas tragédias e desconfortos, a humanidade, para atingir uma fé adulta, deverá aprender a passar pela porta dos feridos, pois lá está um Deus que assume a nossa causa, que sente a nossa dor e, só por isso, sabe o remédio certo para nos libertar.

No século 18, em pleno iluminismo, onde a razão pretendia humilhar toda e qualquer experiência de fé, surge na Igreja Paulo da Cruz propondo a ciência da cruz como única sabedoria capaz de dar um sentido maior a vida: “Na Paixão de Cristo não há engano, quem se aconselha com o Crucificado jamais erra”, dizia ele. Paulo não se cansava de pregar: “A Paixão de Cristo é o remédio mais eficaz para todos os males”. Mais do que nunca continua sendo válido seu convite de olharmos sempre para o Crucificado, o Deus ferido que nos abre aquela porta pela qual somos convidados a atravessar para aprendermos a amar e a preencher os nossos vazios.

(Camaragibe/PE, 19 de outubro de 2020, Festa de São Paulo da Cruz)


Pe. Ademir Guedes Azevedocp, é missionário passionista e mestre em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente reside em Camaragibe – PE, no Seminário para a etapa do Postulantado dos Passionistas.

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download samsung firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado