Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Paixão de Cristo e o sentido da vida – I

04/02/2020

                                                                                                                     Imagem ilustrativa (fonte: Acervo Província da Imaculada)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp

O filósofo alemão Theodor W. Adorno, em Educação depois de Auschwitz, nos põe diante dos efeitos nefastos da indústria cultural, exortando-nos a nutrirmos uma lúcida suspeita em relação a ideia de progresso humano. Não negamos as maravilhas que a razão moderna desenvolveu ao longo da história, mas basta uma análise atenta e logo descobrimos o quanto injusto é o progresso, a tecnologia a serviço de grandes empresas, o abismo cada vez mais crescente entre ricos e pobres. Além disso, a ideia de bem-estar que o progresso promete, porta uma outra consequência cruel: o suicídio de tantos que vivem em berços de ouro e, por outro lado, o mesmo problema se encontra nas classes pobres que não suportam o peso da desigualdade. Impõem-se, assim, para todo ser humano a pergunta: como encontrar o sentido da vida? Por que, apesar da dor, ainda vale a pena seguir caminhando? Uma chave para adentrarmos na questão é a Paixão de Cristo, pois aqui descobrimos, através da experiência do homem Jesus, a resposta mais profunda para a questão que se levanta.

Antes de qualquer especulação, quero ilustrar esta primeira parte com uma história de alguém da nossa gente simples, a fim de sermos mais concretos. Ao invés de falarmos da Paixão de Cristo como um discurso teórico, usaremos uma linguagem narrativa que nos provoca a buscarmos uma resposta concreta à questão do sentido da vida. Vejamos.

Pedro nasceu numa família pobre, na zona rural. Na adolescência descobriu que era portador de um tipo de paralisia que o fazia caminhar com dificuldades. Seu irmão mais velho, Antônio, era realmente deficiente físico, vivia sentado num banquinho e movimentava apenas as mãos. Ele tinha mais duas irmãs. Uma delas, quando alcançou a maioridade, foi viver no Rio de Janeiro com o sonho de melhorar de vida; a outra se casou aos 16 anos. Seus pais faleceram jovens e ficou apenas Pedro cuidando de Antônio que era totalmente deficiente das pernas. Pedro, apesar de ser também portador de deficiência, todos os dias dava banho no irmão, trazia a sua comida, o cobria à noite, na madrugada o ajudava a urinar num pinico e assim passaram-se os anos da sua juventude. Antônio, como vivia sempre com os pés descalços no chão frio da casa, contraiu uma pneumonia e morreu.

A questão que podemos levantar até aqui é: o que era realmente viver para Pedro? Como ele, deficiente, encontrava forças para ajudar este seu irmão, mais deficiente fisicamente do que ele? Qual era a energia que o fazia viver assim?

Esta história ainda tem uma segunda parte. Quando o irmão faleceu, Pedro ficou sozinho e, aos poucos, os vizinhos foram realizando o êxodo rural. Porém, uma mulher, tida como prostituta na região, resolveu levar consigo a Pedro para viverem juntos na cidadezinha do interior. Ele teve com ela um filho. Montaram um ponto de bebidas e uma mesa de sinuca. Ganhavam a vida com o dinheirinho que entrava com a venda das bebidas e com os jogos. Como sua mulher era também alcoólatra, muitas vezes o esquecia sentado no sofá da casa e ia dormir sem ele (Pedro, a esta altura da vida, já não caminhava mais, com o tempo perdeu completamente os movimentos das pernas, como o seu irmão Antônio). Assim, passava muitas noites sentado, sendo molestado pelos pernilongos e só de manhãzinha, quando sua mulher vencia a ressaca, dava-se conta que o havia esquecido e o levava para a cama.

Pedro era amigo dos seus vizinhos bêbados, pois como não tinham emprego e iam a sua casa para jogar sinuca. Muitas vezes, era desrespeitado por ser deficiente. Outros não acreditavam que ele era o pai legítimo do seu filho, pois tinha se juntado com uma prostituta. E assim, ouvia de tudo. Ele adoeceu e foi internado com suspeita de infecção. Ficou 15 dias na UTI e faleceu.

Desta segunda parte, temos que perguntar: que sentido teve esta vida? Por que as situações do cotidiano foram tão duras e cruéis justo com alguém que se dedicou aos outros? Por que ele sempre insistiu em viver, apesar do sofrimento?

Esta história concreta, serve para associarmos à questão do sentido da vida com o drama da Paixão de Cristo, a qual se prolonga na carne dos que sofrem. Se isso continua presente a partir das diversas formas de sofrimento, então o que nós crentes poderíamos dizer a Pedro diante da sua dolorosa trajetória de vida? Qual seria a resposta a partir do Evangelho? A mensagem que brota da Paixão de Cristo responde em modo credível ao problema dos que sofrem hoje? Como?

Tentaremos uma solução a tal problema, mas só no próximo capítulo da novela. Aguarde!


Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp, é missionário passionista e mestre em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente reside em Camaragibe – PE, novo Seminário para a etapa do Postulantado dos Passionistas.

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download coolpad firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course

Conteúdo Relacionado