Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A mística Franciscana e o trabalho do Sefras

28/09/2010

Frei Vitório Mazzuco Filho

Mística é um encadeamento de paixão; uma experiência mais interna e mais intensa que nos leva às mais profundas motivações. Mística é transcender a realidade; é colocar enamoramento na vivência de uma causa, de um projeto, de uma vocação, de um ideal. É ser totalmente envolvido por um projeto!Quando falamos de Mística Franciscana, nos reportamos ao modo original como Francisco de Assis viveu: um rebelde com causa! Não satisfeito com a sociedade da época, não satisfeito com a qualidade de vida burguesa de sua família, não satisfeito com a ausência do Evangelho de certas experiências eclesiológicas, não conformado com a sua juventude ambiciosa, guerreira e seduzida pelo status de possuir títulos nobres, castelos e terras, resolveu mudar de lugar, mudar de mentalidade, mudar o rumo de sua vida.

Era uma pessoa de sucesso, mas não realizada. Para ser uma pessoa realizada não quis arriscar a sua vida por pouca coisa, mas optou pela causa das causas: Viver neste mundo no modo de Jesus Cristo! Ser igual a Ele e encarnar os valores do Evangelho para que a sua vida tivesse uma medida necessária.

Ao abraçar a causa do Reino de Deus pregado por Jesus Cristo, Francisco encantou-se com a maior prioridade do Reino: os Pobres! Ser pobre não é estar dentro de uma categoria econômica excludente, que diz que você nada possui.

Para Francisco, o ser pobre significa a coragem de repartir. O pouco que tenho eu dou! A identidade do pobre é a fraternidade, isto é, todos são meus irmãos e irmãs, todos são por demais importantes, todos são capazes, todos têm direito aos melhores frutos da terra. Assim Francisco aprendeu com o seu Mestre Jesus: ser pobre no meio dos pobres, cuidar incondicionalmente de toda humana criatura.

O começo de Francisco foi entre os leprosos da época: gente contaminada, excluída, desamada e fora de qualquer privilégio social. No meio deles, Francisco começou a moldar o rosto de uma nova humanidade que abraça, acolhe, mora junto e faz da obra concreta uma fé pessoal, comunitária, social e cósmica, perpassada pela graça de Deus e inserida na realidade histórica.

Francisco foi às práticas bem concretas para que na sua época e em todos os tempos fosse diminuída a iniqüidade, a injustiça, a dor, o sofrimento, a miséria. Para Francisco, tudo era coexistência no Amor; viver lá no meio das situações humanas e desumanas, viver lá onde são urgentes todas as experiências marcantes do cuidado que dá vida e criatividade à fé que um dia aprendemos. Tudo o que passa pelo afeto e pelo coração vira mística! Aí Francisco se transformou num ser livre para amar!

Francisco abraçou a causa dos pobres porque sabia que viver o Evangelho não é apenas professar uma doutrina, mas fazer valer um projeto de transformação: o serviço por amor, o voluntariado por amor, a capacidade de perdoar, a sensibilidade pelos fracos, a atmosfera de alegria e paz, a generosidade saindo pelos poros… Para Francisco, o Evangelho não era uma lei rigorosa, mas a vontade amorosa de um Deus que queria que o amor fosse amado.

A partir disto tudo, Francisco deu esmolas, pediu esmolas, curou feridas de leprosos, dividiu o prato de comida, fez de ruínas albergues de aconchego; evitou a agressividade, a ostentação, a sedução do poder de quem manda e de quem tem; plantou e colheu, trabalhou com as próprias mãos, aceitou simples, intelectuais e nobres que queriam ajudar e entrar na mesma Forma de Vida; recebeu o sagrado feminino de Clara que o ensinou a ser mãe; andou sempre com o companheirismo fiel de Leão que o ensinou a ser humilde e amigo.

Quem aprendeu a cuidar da ferida da lepra aprende também a tirar vermes da estrada e ver luz mais brilhante no sol, na lua, nas estrelas, na criação. Ontem, Francisco criou a mística encarnada do Pobre, hoje o Sefras continua a mística do coletivo, do respeito à pessoa, da defesa e da promoção dos pobres! O Sefras é o resgate da mística evangélica e do sentido político da fé cristã!

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy course download free
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
free online course