Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A liturgia que celebramos por ocasião das festas juninas

06/06/2008

 

Frei  José Ariovaldo da Silva, OFM (*)

Nas festas juninas…

Mês de junho: mês das melhores festas religiosas populares brasileiras. Sem ignorar outras; é claro. Mas estas, de junho, merecem especial consideração, também para quem gosta da Liturgia.

Elas acontecem por ocasião de três datas celebrativas do calendário da Igreja Católica: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24), São Pedro e São Paulo (dia 29).

Festa junina faz lembrar tanta coisa: fogueira, som do acordeão tocando o forró, animada quadrilha, casamento caipira, traje e maquiagem de jeca e damas da roça, chapéus de palha, coloridas bandeirolas enfeitando a praça, a rua, o salão, a escola… Comida e bebida típicas: rapadura, batata assada, pinhão (no sul), pipoca, doces variados, canjica, quentão… Tudo regado de contagiante alegria, animação, humor e congraçamento social.

A Liturgia que celebramos

Enquanto isso (ou em outro momento), lá dentro das igrejas, grupos outros de pessoas se reúnem para celebrar a raiz e a fonte da festa: a divina Liturgia, em torno da Palavra de Deus e do altar da Eucaristia. Às vezes de maneira muito formal e estilizada, não tão espontânea como a festa popular. Mas se celebra… Não deixa de ser também uma celebração. E se soubéssemos de fato o que celebramos, talvez até o faríamos com muito mais vibração…

O Catecismo da Igreja Católica vê a Liturgia como “obra da Santíssima Trindade” (cf. nn. 1077-111). Então a gente se pergunta: Qual a Liturgia que celebramos por ocasião das festas juninas? Em outras palavras: qual a obra da Trindade que celebramos?…

Uma primeira obra que pode nos vir à mente é a própria realidade dos santos celebrados: eles são obra de Deus. Por isso que, no dia de Santo Antônio, se reza logo no início da missa: “Ó Deus…, que destes Santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as dificuldades…”: Santo Antônio é obra de Deus! Na festa de São João (dia em que comemoramos o nascimento de São João Batista), a oração começa assim: “Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito…”: São João é obra de Deus! E, na festa dos apóstolos São Pedro e São Paulo, iniciamos a oração com estas palavras: “Ó Deus, que hoje nos concedeis a alegria de festejar São Pedro e São Paulo…”: São Pedro e São Paulo são obra de Deus! A alegria de celebrar estes dois grandes santos (bem como Santo Antônio e São João) é obra de Deus:  do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Divina Liturgia!

Por meio de Santo Antônio, “Deus fortaleceu a Igreja com o exemplo de sua vida, o ensinamento de sua pregação e o auxílio de suas preces” (cf. Prefácio do dia). São João Batista, precursor de Jesus e consagrado como “o maior entre os nascidos de mulher…, exultou com a chegada do Salvador da humanidade e seu nascimento trouxe grande alegria”; e mais, “foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor”; “batizou o próprio autor do Batismo… e, derramando seu sangue, mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo” (cf. Prefácio do dia). “Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações, anunciou-lhes o Evangelho da Salvação. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração” (Prefácio do dia). Tudo obra de Deus que celebramos…

E em mais! Santo Antônio foi ungido pelo Senhor e enviado para anunciar a boa nova aos pobres (cf. Is 61 ,1-3). Como tal, tornou-se um eterno cantor do amor do Senhor (cf. Sl 88), um dos “poucos” trabalhadores da grande messe (cf. Lc 10,1-9). De São João Batista, Deus fez luz das nações (cf. Is 49,1-6), transformando-o num hino de louvor e ação de graças por tê-lo formado “de modo admirável”, fazendo dele insigne pregador de um batismo de conversão (cf. At 13,22-26): seu nome só tinha que ser João (cf. Lc 1,57-66.80)! Quanto a São Pedro, apelidado de “rocha” pelo Senhor, recebeu “as chaves do Reino dos Céus” (cf. Mt 16,13-19); liberto da prisão pelo anjo do Senhor (cf. At 12,1-11), nós podemos com ele cantar: “De todos os temores me livrou o Senhor Deus” (cf. Sl 33); e Paulo, por sua vez, depois de cumprida a missão que lhe dera o Senhor, podia exclamar agradecido e esperançoso: “Agora está reservada para mim a coroa de justiça” (cf. 2Tm 4,6-8.17-18). Tudo obra de Deus que celebramos…

Mas a razão última de tudo está no próprio mistério pascal de Jesus Cristo vivido na celebração da divina Liturgia: a maior obra da Trindade. A vida, morte, ressurreição e dom do Espírito de Cristo é que fez de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro e São Paulo grandes santos, dignos de admiração, motivo de alegria e exemplo para todos nós. Por isso que, na oração eucarística da missa, ao ouvir a narração do mistério central de nossa fé, todo o povo proclama (de preferência até cantando): “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!”.

Na hora da comunhão, participamos desta Páscoa de Cristo, comendo do seu Corpo entregue e bebendo do seu Sangue derramado. Assim, a exemplo de Santo Antônio, podemos viver “em contínua ação de graças” (cf. oração depois da comunhão na festa do santo); a exemplo de São João Batista podemos “reconhecer no Cristo, por ele anunciado, aquele que nos faz renascer” (idem); e, enfim, “perseverando na fração do pão e na doutrina dos Apóstolos, e enraizados no amor de Deus, podemos ser  “um só coração e uma só alma” (idem ).

Eis a Liturgia que celebramos por ocasião das festas juninas. Enquanto o povo, em seus folguedos lá na rua, na praça, no salão, se alegra feliz e jocosamente, tendo como motivo de fundo Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo, santificados pelo mistério de Deus, a Igreja reserva um momento especial (ou momentos especiais) para celebrar a raiz e fonte última das festas: a Palavra viva de Deus e a Ceia memorial do Senhor que, pelo seu Espírito, nos salva, nos alegra e nos fortalece em comunhão com seus santos.


(*) Frei José Ariovaldo da Silva é Doutor em Teologia pelo Pontificio Ateneo S. Anselmo (1981) . Atualmente é Professor Titular do Instituto Teológico Franciscano, onde leciona História da Liturgia, Movimento Litúrgico, Reforma da Liturgia, História da Igreja no Brasil.

Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
udemy course download free
download xiomi firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course

Conteúdo Relacionado