Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fé em Deus e fé na vida

23/03/2013

af_marco

Frei Fernando de Araújo Lima

Diz o velho axioma: “A graça supõe a natureza”. Pelo menos, desde o Concílio de Trento, a doutrina da Igreja entende que as realidades da fé exigem o uso da razão e da liberdade para serem bem vividas. Assim, os Seminários para esclarecer o intelecto dos futuros presbíteros e a Catequese das crianças que atingiram a “idade da razão” combinam com a recomendação da aposentadoria dos bispos aos 75 anos de idade. Disso se pode deduzir que a natureza biológica e psíquica pode ajudar ou atrapalhar tanto a vivência da fé como o exercício de alguma missão dentro da Igreja.

Desse modo, não se sustenta mais a ilusão de que a graça de Deus, ao menos ordinariamente, se imponha sem a compreensão intelectual e aquiescência humanas. Afora a condição de milagres extraordinários, as maravilhas que Deus opera no ser humano ocorrem numa natureza que as compreende e acolhe livremente. Assim, Santa Maria, Mãe de Deus, quis entender: “Como se fará isso?…” Depois da explicação do Anjo, ela, sábia e generosa, proclama o seu “Sim”!

E a graça da Fé? Ou a virtude da Fé? Poderiam se integrar numa pessoa que não tenha condições de ter o “senso” dessa confiança? Faço idéia de que é, no mínimo, difícil. Afinal de contas, Deus não robotiza ninguém. A experiência hospitalar no exercício da clínica psicológica a mim deixou claro que os pacientes internados em “manicômios” não têm assistência religiosa nenhuma comparados aos pacientes de hospitais gerais e outros de especialidades não psiquiátricas. Portanto, tenho esta questão: o que fazer para ajudar os cristãos “que perderam” o senso da fé em Deus por causa de lesões cerebrais ou incapacitações de origem e manutenção psíquicas?

A essa altura da reflexão chego a algo instigante. Erick Erickson, prestigiado psicanalista americano, em suas sistematizações sobre o desenvolvimento psicossocial humano, informa que o produto da primeira fase deste é justamente a aquisição da confiança básica ou da insegurança, tanto em relação às circunstâncias que envolvem o bebê como em relação dele consigo mesmo. Para o psicanalista, essa experiência primordial do bebê é a base natural que servirá de suporte para a construção da fé na vida, nas outras pessoas, em si mesmo e em DEUS! É sabido que, na Psicologia, experiências de decepções e frustrações sucessivas e demasiadas em relação a expectativas específicas podem gerar no frustrado uma desconfiança crônica frente ao objeto e objetivo em questão. Isso pode resultar em desistência ou ataque (desculpa das “uvas verdes”) no tocante ao que se almejava e se desistiu. Ora, se essa dinâmica estiver presente na pessoa por toda a infância, poderá produzir uma insegurança básica e generalizada, isto é, a desconfiança fundamental como uma das características do indivíduo.  Se, ainda na infância ou na puberdade, isso for compensado, essa mesma pessoa poderá construir a confiança como um dos seus aspectos individuais. Se houver dinamismos vivenciais que estabeleçam a primazia da segurança pessoal, poderá se construir uma fé tranquila, fértil e generosa na vida. A fé como dom de Deus se sobrepõe a isto que chamo de “fé na vida”.

Alguém pode se sentir fraco, mas não é a mesma coisa que desconfiado de tudo e de todos. Quem se sente fraco, mas confia, corre atrás do que pode lhe fortalecer, pois acredita que conseguirá. Em relação à fé em Deus, os estruturalmente inseguros talvez consigam vivê-la como “tábua de salvação”, mas será que tal fé que busca tão somente um grau de segurança que nunca se teve poderá ser forte o suficiente para suportar a cruz que a própria fé possibilita encontrar e abraçar? “Se alguém me quiser seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga.” (Mt 16, 24). A fé abraça a cruz das incertezas cotidianas, a cruz da decepção na própria religião, a cruz da doença sobre a qual jamais pensou que o Bom Deus lhe permitiria ter ou a cruz de qualquer outro infortúnio que a proteção do Altíssimo sempre deveria livrar.

A fé preciosa – resistente, persistente, à prova de frustrações – existe nos indivíduos resilientes, isto é, pessoas que virtuosamente recuperam o equilíbrio perdido pela ameaça proveniente de qualquer realidade que poderia destruí-las e ainda, depois de restabelecidas, se põem a ajudar os outros a superarem situações semelhantes. Segundo os estudos mais atuais em Psicologia Social e Psicologia Positiva, essas pessoas têm em comum, nas suas histórias, a confiança recebida e a confiança depositada em alguém significativo de suas vidas, em função de quem lutam para a superação dos desafios que enfrentam.

Afinal, mais importante do que ter para onde voltar é ter para quem voltar. Em geral temos para onde voltar, mas nem todos têm para quem voltar. Esses achados recentes da Psicologia Social e da Psicologia Positiva reforçam a teoria de Erick Erickson sobre o desenvolvimento psicossocial humano e a aquisição da “fé fundamental”. Não basta ter apenas fé em si, é preciso também acreditar em alguém para quem sempre se volta: um membro da família, um amigo e principalmente, DEUS!

Quando a fé, tanto a que se tem na Vida como a que se tem em Deus, nasce e se mantém no âmago da alma, não será destruída pelas próprias fraquezas nem pelo mau exemplo de alguém ou de instituições, pois é “construída sobre a rocha”, o alicerce da própria subjetividade – os primórdios da história pessoal – que gerou em si mesmo o desejo de comunhão e de busca do gozo da unidade e da caridade, suas principais fontes. Às vezes, pode-se até mudar de situação, mas essa atitude fundamental de fé e comunhão/caridade persistirá em qualquer lugar ou estado de vida. Aí se tem fé em si mesmo e a fé no Outro por excelência – DEUS, que se ama e por quem se sente amado. É para Ele que o verdadeiro fiel volta sempre.

Portanto, nossa fé em Deus é depositada sobre nossa experiência de vida, notadamente do que podemos chamar “senso natural de fé”. Por outro lado, a experiência da fé em Deus, sobreposta a essa natureza propiciará mais qualidade de vida, intensificando o sentimento de confiança em Si, nas outras pessoas, na existência e finalmente no Pai de tudo – DEUS, alcançando, assim, cada vez mais a graça de viver e progredir e repetir com São Francisco Assis: “MEU DEUS E TODAS AS COISAS”.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download samsung firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado