Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Bem-aventurada Virgem Maria, mãe da igreja

  • Primeira Leitura
  • Salmo Responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
Gênesis 3,9-15.20

Depois que Adão comera do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me, e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.
Leitura opcional: Atos 1,12-14.

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 86(87)
Dizem coisas gloriosas da cidade do Senhor.

O Senhor ama a cidade / que fundou no monte santo; / ama as portas de Sião /
mais que as casas de Jacó. – R.

Dizem coisas gloriosas / da cidade do Senhor. /
De Sião, porém, se diz: † “Nasceu nela todo homem; / Deus é sua segurança”. – R.

Deus anota no seu livro, † onde inscreve os povos todos: / “Foi ali que estes nasceram”. /
E por isso todos juntos / a cantar se alegrarão; / e, dançando, exclamarão: /
“Estão em ti as nossas fontes!” – R.

João 19,25-34

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. 28Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”. 29Havia ali uma jarra de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. 30Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Palavra da salvação.

“Todos eles perseveram na oração, em comum, com Maria, a Mãe de Jesus.” Cf. At 1,14

Irmãos e irmãs, Paz e Bem!

O Santo Evangelho nos relata a importante figura de Maria Santíssima. A Virgem Bendita é a “nova Eva”! Por uma, o pecado entrou no mundo, por outra, veio o Salvador! Nossa Senhora desfez o nó da desobediência feito por Eva. Maria, sendo a humilde serva do Senhor, mostra-nos o caminho e o modelo de servir a Deus.

É belíssimo ler os escritos de São João neste Evangelho, que narra a Mãe das Dores estando em pé – atitude orante – ao lado da Cruz de seu Filho Unigênito. Ele sofre no corpo, Ela sofre na alma. Dores se juntam e redime o mundo tão dilacerado pelo pecado. Duas agonias em prol da remissão dos pecados! São João, o Discípulo Amado, foi feliz ao escrever o momento em que Jesus deu-nos Maria por mãe – percebeu que o discípulo não é nomeado? – nós somos esses filhos e discípulos privilegiados. Se já é louvável ter uma mãe aqui na Terra que nos ajuda, imagina ter esta Mãe no Céu que intercede e cuida vinte quatro horas. Que possamos ter a Graça de ter a Virgem Santa ao nosso lado durante as nossas dores, assim como, Ela esteve ao lado da Crucificação de Cristo.

Refexão feita pelos Noviços

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.