Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Visitação de Nossa Senhora

  • Primeira Leitura
  • Salmo Responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
Sofonias 3,14-18

14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de festa. Afastarei de ti a desgraça, para que nunca mais te cause humilhação”.

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl Is 12
O santo de Israel é grande entre vós.

Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; † o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. /
Com alegria bebereis do manancial da salvação. – R.

E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, † invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, /
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. – R.

Louvai, cantando, ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, / publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! /
Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, / porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel!” – R.

Lucas 1,39-56

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Palavra da salvação.

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.”

Querido irmão, hoje a Igreja celebra a festa da Visitação da Bem-aventurada Virgem Maria. São dois grandes encontros: o de Maria, a menina de Nazaré, com sua prima Isabel, de idade avançada, e o de Jesus, o Messias, encarnado no seio de Maria, com João Batista, o último dos profetas. O Evangelho traz o relato desses encontros, com o belíssimo canto do Magnificat: “A minha alma engradece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

Nessas palavras, Maria reconhece os dons que lhe foram concedidos e confiados. Por causa dessa preciosidade, a Santa Igreja nos convida a cantar, diariamente, este hino na salmodia vespertina, recordando frequentemente o mistério da encarnação do Senhor e nos conduzindo ao recolhimento e à paz de espírito.

Reflexão dos Noviços

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.