Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Virgem Maria de Guadalupe

  • Primeira Leitura
  • Salmo Responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
Gálatas 4,4-7

Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro, tudo isso por graça de Deus.

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 95(96)
Manifestai a sua glória entre as nações.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, † cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! /
Cantai e bendizei seu santo nome! – R.

Dia após dia anunciai sua salvação, † manifestai a sua glória entre as nações /
e, entre os povos do universo, seus prodígios! – R.

Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! † Ele firmou o universo inabalável, /
e os povos ele julga com justiça”. – R.

Lucas 1,39-47

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador”.

Palavra da salvação.

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.

 Hoje celebramos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Senhora da América Latina, nossa padroeira. Maria, a mãe de Jesus, é muito amada pelo povo católico, pois é o exemplo perfeito de cristão, de confiança total em seu Senhor, da sensibilidade que ouve tanto a voz de Deus que a elege Sua mãe, como o clamor do povo quando lhes falta o vinho.

Fico a pensar o quão doce deveria ser a companhia desta mulher, aquela que apenas a voz Isabel ouviu e, imediatamente, João Batista foi santificado pelo poder do Espírito, dela que é a Cheia de Graça a ponto de transbordar. Mas poucos são os relatos e as atitudes de Maria na Sagrada Escritura. O que então ela fez para tamanha graça? Isabel mesma responde: “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”.

É a fé. O tanto ela acreditava e confiava em seu Senhor. Neste tempo de advento fica-nos sempre mais incisiva a voz a clamar no deserto e o convite a acreditar que o Senhor vela por nós e vem ao nosso encontro. Estejamos atentos ao Deus conosco e, como nossa Mãe Maria, meditemos em nossos corações.

“A minha alma engradece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

Reflexões Noviços da Província

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.