Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Mãe sem mancha

Frei Gustavo Medella

Que magnetismo existe entre a roupa branca e o molho de tomate, o vinho e o café? Os “acidentes” com as vestimentas deste tipo não são raros, originando, na sequência, uma longa jornada para a neutralização das manchas que ali restaram, mais ou menos extensas e intensas. Normalmente é tarefa que recai sobre a paciência, a habilidade e a dedicação da mãe. Põe de molho, lava, esfrega, estende quantas fizer forem necessárias.

Nossos corações se assemelham a estas peças alvas, sujeitas às manchas próprias da finitude: a contradição, o medo, a imaturidade, o pecado. Todas estas manchas podem ser superadas na graça de Deus e no sangue generosamente derramado por Seu Filho, Jesus Cristo. O rubro líquido, fruto da entrega do Salvador, é capaz de lavar e alvejar nosso coração, tornando-o mais dócil à ação e à presença de Deus.

Nesta tarefa, coloca-se na linha de frente, por nós, a Mãe de Deus e nossa Mãe, Maria Santíssima. Incansável entusiasta da Salvação, está sempre disponível para nos libertar de todas as manchas. Maria, em vista dos méritos de Jesus, teve a graça de ser livre da mancha original, portadora de um coração humilde e impermeável à ação do pecado. Aquele que nela escolheu habitar humanamente, também escolheu preservá-la das insídias do mal. A Imaculada Conceição de Maria é uma resposta assertiva e generosa de Deus às armadilhas da ganância, da ambição e da autossuficiência. É a criatividade divina colocando-se a serviço da proatividade humana, no amor. É mistério salvífico capaz de preencher com esperança e entusiasmo a jornada de fé. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós!


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos