Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pedro, Paulo e Francisco: a gruta, a baixa estatura e a liberdade!

30/06/2023

José de Ribera: São Pedro e São Paulo (Wikimedia Commons, domínio público)

Três histórias que se entrelaçam na fé!

 Frei Jacir de Freitas Faria [1]

Pedro, Paulo e Francisco, o Papa. Três homens e três histórias que se entrelaçam na fé.  Pedro é “pedra ou gruta, a casa dos pobres de seu tempo”. Paulo é “aquele de baixa estatura” ou “aquele implora” (Saulo). Francisco é o “francês (homem) livre” ou “homem forte” (Mário). Dois judeus e um argentino. São três personagens de fundamental importância para os quase um bilhão e meio de católicos, assim como para os 31,4% de cristãos do mundo.

Falar de três pessoas nos remete à importância do número três na revelação bíblica. A fé judaica se baseia no amar a Deus em três modos: coração, alma e posses (Dt 6,4-9). A fé cristã, filha do judaísmo, na Trindade do Pai, Filho e Espírito Santo.

At 12,1-11 diz que Pedro estava preso, pela terceira vez, por ordem de Herodes Agripa I. Pedro que havia negado Jesus três vezes (Mt 26,69-75), outras três, sido interrogado por Ele se o amava (Jo 21, 14-17); aqui, é três vezes preso por anunciar Jesus ressuscitado. Em Mt 16, 13-20. Jesus pergunta aos discípulos sobre o que o povo pensava sobre ele. A resposta consiste em três nomes: João Batista, Elias e Jeremias. São três profetas de sua importância para a fé judaico-cristã.

Seguindo a máxima do três, permita-me dizer três palavras sobre Paulo, Pedro e Francisco. Paulo lutou fervorosamente contra o cristianismo e a favor dele. De perseguidor, tornou-se o maior missionário no anúncio de Jesus ressuscitado. “Em vão seria a nossa fé se Cristo não tivesse ressuscitado” (1Cor 15,17), pregava com ardor, mesmo não tendo conhecido Jesus de Nazaré, o que o levou à morte, por volta do ano 67 E.C., por decapitação, em Roma. Quando a morte era inevitável, Paulo exclamou: “Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé” (2Tm 4,7). A imagem de Paulo esportista é fenomenal. Paulo, o pequeno, foi um lutador na fé.  A coroa de sua vitória olímpica é outra, a da justiça e da imortalidade. Paulo tornou-se um atleta imortal do ressuscitado, jamais esquecido pelos guerreiros cristãos de ontem e de hoje.

Sobre Pedro, vale recordar o episódio no qual ele professa a fé em Jesus como Messias. Jesus, então lhe diz: “Tu és Kepha (cefas), e sobre ela edificarei a minha igreja.” Kepha é pedra e gruta escavada na rocha. Naquele tempo, o povo tinha o costume de escavar as rochas para daí tirarem pedras para construir casas. Os buracos formados nas rochas recebiam, na língua familiar, o aramaico, o nome de Kepha. Aos pobres restava o infortúnio de morar nessas cavernas ou grutas. Kepha traduz também o substantivo grego Pétros (Pedro). [2]

Considerando o que foi dito acima, há espaço para duas afirmações hermenêuticas plausíveis: a) Pedro representa a rocha, a pedra da nova comunidade de fé, que sabe quem é Jesus e quer anunciá-lo e vivenciá-lo, tendo Pedro como seu líder; b) Pedro é a igreja dos pobres que vivem nas grutas de ontem e nas favelas e barracos de hoje, lugar onde a Igreja deveria estar, mas, infelizmente está cada vez mais se distanciando. As igrejas evangélicas proliferam porque os católicos não foram capazes de dar respostas aos problemas da pós-modernidade. Não que elas também saibam, mas, pelo menos, estão mais próximas dos empobrecidos, na vivência de seus problemas econômicos e existenciais, mesmo que tirando proveito da situação. Pedro tem as chaves que abrem portas e ligam todos com o Eterno, o divino. Mais tarde, as comunidades entenderam que a liderança de Pedro foi repassada para aqueles que o sucederam, os quais receberam o nome de bispo. Destaque para o de Roma, que se tornou também papa, chefe da Igreja católica (universal), apostólica e romana.

O Pedro atual se chama Francisco, em homenagem do pobrezinho de Assis, São Francisco. O Papa Francisco é homem de profunda intuição pastoral e próximo dos empobrecidos. Um home livre na fé, sem amarras do catolicismo tradicional. Escolheu, como ele declarou, posteriormente, que o nome Francisco é para recordar que o seu ministério é em favor dos empobrecidos, da paz e da ecologia. Quem não entende isso o chama de “comunista” sem entender nem mesmo o peso desse adjetivo. O Papa Francisco tem lutado com fervor evangélico, na simplicidade e espontaneidade que lhe são peculiares, para direcionar a Igreja para as grutas escavadas das rochas modernas. Não tem sido fácil. Não são poucas as resistências encontradas entre os que querem uma Igreja forte e poderosa sobre a rochas do poder, uma volta ao passado.

Em nossos dias, urge a união da Igreja em torno da pessoa do Papa Francisco, em sintonia com as igrejas locais, as comunidades, os padres, os leigos e os bispos a partir dos ensinamentos que a tradição da fé nos legou, de modo que possamos construir um mundo e um ser humano novos. Com Pedro, Paulo e Francisco, somos chamados a testemunhar o reino e a continuar a sua construção, lutando por um mundo de paz e de bem alicerçado ‘sobre e sob a rocha’ da vida moderna.


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

[2]FARIA, Jacir de Freitas, O outro Pedro e a outra Madalena segundo os apócrifos, 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2010, p 28-31.

 

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado