Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Segundo domingo da Quaresma

Segundo domingo da Quaresma

Que a transfiguração ajude-nos a ver além

 

Frei Gustavo Medella

Oxalá o episódio da transfiguração ajude-nos a ver além. Seja inspiração do Mestre que nos promova um olhar mais humanitário, caritativo e ativo. Tomara Deus nos ajude a ter um coração samaritano para enxergarmos naquele que jaz à beira do caminho não uma oportunidade de lucro fácil e ganhos pessoais ilícitos – como enxergaram os ladrões – nem um estorvo à nossa programação pessoal – como viram o levita e o sacerdote –, mas um irmão necessitado de ajuda que, naquele momento, só pode contar conosco. Ou nós ou ninguém. Ou nossa solidariedade ou a morte.

A glória de Deus é o ser humano liberto, os direitos respeitados, todo mundo tendo a chance de amar e ser amado. Ao transfigurar-se diante de Pedro, Tiago e João, Jesus deseja revelar a eles – e também a nós – que este mundo diferente é possível e necessário. Em vez do preconceito pautado em rótulos rápidos e rasos, a empatia de quem tem a ousadia de se perguntar: “E se fosse eu, a enfrentar o desespero de estar sem trabalho e ver meus filhos chorando de fome; a precisar com urgência de um exame médico e saber que não vou consegui-lo antes de seis meses; a enfrentar a solidão terrível da inaceitação, do abandono e do desprezo por conta de minha situação vulnerável; a dormir pelas esquinas e vielas sujeito ao frio, à fome, à falta de higiene? E se fosse eu?”.

Em vez das soluções fáceis para problemas complexos, em vez da construção de muros e cercas para separar quem tem muito de quem nada possui, o espírito da generosidade e da partilha. Em vez da felicidade de fachada manifesta em selfies e mensagens coloridas nas redes eletrônicas, a transparência de quem se reconhece frágil e pecador, mas profundamente amado por Deus. Oxalá o episódio da transfiguração ajude-nos a ver além!


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos