Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sexto domingo do Tempo Comum

Sexto domingo do Tempo Comum

Todo mundo tem direito ao que é básico e agradável

 

Frei Gustavo Medella

“Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás” (Eclo 15,16). Original a atribuição que a sabedoria do Livro do Eclesiástico confere aos mandamentos. Eles não são um fardo ou uma mordaça que Deus inventou para aprisionar o ser humano. Ao contrário, representam uma indicação valiosa que o Senhor oferece a seus filhos para caminharem na direção de uma vida plena e feliz, livre de condicionamentos que podem tomar a alma humana e conduzi-la a um precipício de isolamento, alienação, egoísmo e solidão.

Progredir na Lei de Senhor (Cf. 118) é o caminho da verdadeira liberdade e a pessoa que se propõe a percorrê-lo vai, aos poucos, alargando o coração que se torna grande o suficiente para acolher a medida da graça de Deus, a medida do “amor sem medida”. Amadurecer na Lei de Deus é ter condições de ir sempre além do necessário, de superar a dureza do “olho por olho” e do “dente por dente”, de perceber que todo mundo tem direito a ter acesso ao que é bom e que privilégio de verdade é o bem comum irrestrito e universal.

Muito triste perceber o quanto as porções piores de nosso passado escravocrata e colonialista têm emergido em nossa sociedade atual. Mais do que nunca os valores profundos do Evangelho, pelos quais Jesus entregou-se com valentia e firmeza, se fazem urgentes e necessários aos dias que temos vivido. A vida plena que Jesus veio trazer para todos (Cf. Jo 10,10) passa por aspectos bem concretos e imediatos e não é apenas uma promessa que diz respeito ao pós-morte. Vida plena é o direito ampliado, a casa comum de portas abertas, o acesso facilitado ao básico e ao agradável para todo ser humano – contando até um passeio na Disney para quem gosta – sem distinção. Embora distante, tal sonho jamais deve deixar de ser sonhado por aqueles que teimam em enxergar uma luz no fim do túnel que, embora tênue e tremulante, jamais poderá ser apagada pelo brilho efêmero e espetaculoso de uma mentalidade elitista, materialista, excludente e pouco evoluída que, infelizmente, tem feito muitos estragos na vida de nosso povo.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos