
Identidade de Filho de Deus
A sua verdadeira identidade é de um filho de Deus. Esta é a identidade que você precisa aceitar. Uma vez que você a tiver assumido e se enraizado nela, poderá viver num mundo que lhe traz muita alegria, e também traz dor.
Poderá tomar os elogios e críticas como uma oportunidade para fortalecer sua identidade básica, pois a identidade que o liberta está ancorada num ponto além de qualquer crítica ou elogio humanos. Você pertence a Deus, e é como um filho de Deus que você é enviado ao mundo.
Você precisa de orientação espiritual; precisa de pessoas que possam mantê-lo ancorado em sua verdadeira identidade. Sempre haverá a tentação de desconectar-se daquele lugar profundo dentro de você, onde Deus habita, e deixar-se submergir em meio aos elogios ou às críticas.
Já que há muito tempo você desconhece este lugar interior profundo, onde sua identidade de filho de Deus está enraizada, as pessoas que tiveram acesso a este lugar adquiriram um poder repentino e extraordinário sobre você. Elas tornaram-se parte da sua identidade. Você não conseguia mais viver sem elas. Porém, como elas se revelaram incapazes de cumprir esta função divina, elas deixaram você, e você se sentiu abandonado. Mas é justamente esta sensação de abandono que o chamou de volta à sua verdadeira identidade de filho de Deus.
Henri Nouwen, “A voz interior do amor”, Vozes