Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A longa procissão de Ramos de Jesus na Semana Santa e em nossas vidas (Lc 19,28-40)

09/04/2022

                         Imagem: Afresco de Pietro Lorenzetti, na Basílica São Francisco (Wikipedia, domínio público)

Frei Jacir de Freitas Faria [1]

A Semana Santa tem seu início com o Domingo de Ramos! Dia de esperança, apesar das dores que a vida nos reserva. O texto sobre o qual vamos refletir é Lc 19,28-40. Trata-se da narrativa lucana da entrada de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado rei. Depois desse acontecimento, uma interminável procissão tem o seu percurso marcado por encontros e desencontros até o momento da trágica morte na cruz.

Tudo começa com a entrada de Jesus em Jerusalém! Tudo foi muito triunfal. Um jumentinho levando um homem com características de rei. Um povo que gritava: “Bendito rei, que vem em nome do Senhor” e jogava ramos de palmeiras e roupas para ele passar. Era a trajetória de glória para Jesus. Lucas não diz que o povo gritava “Hosana ao Filho de Davi”, mas que Ele era um rei. Nisso está uma afronta ao imperador de Roma, o único que pode ser saudado com um Ave César e ser chamado de rei. A memória desse fato entrou na celebração Eucarística, quando entoamos o “O Senhor é Santo”, antes da consagração.

A palmeira era o símbolo da Lei, da Torá dos judeus. Jesus está em conformidade com os ensinamentos dos nossos mestres da Lei, pensava o povo. Por isso, a Torá-Palmeira recebe a Torá-Jesus. As roupas simbolizavam o acolhimento de Jesus no meio deles, na casa. Tudo ia tão bem! Parecia que Jesus teria um final feliz.

No entanto, não foi o que aconteceu. Vários outros encontros aconteceriam naquela semana. Jesus, até o momento final de sua vida na cruz, teve vários encontros. Ele encontrou-se com uma mulher que derramou perfume caro no seu corpo; com um traidor, Judas, que se passava por apóstolo e um apóstolo, Pedro, que o traiu antes do canto do galo; com um Simão Cirineu que o ajudou a carregar a pesada cruz; com os seus apóstolos para celebrar uma ceia festiva; com a dor pressentida de morte, no Getsêmani; com o poderoso Pilatos que o interroga e o envia para ser crucificado; com o povo que, diferentemente do dia da entrada em Jerusalém, pede a sua condenação; com a cruz da morte; e, por fim, com a sua mãe, sua tia Maria, sua amada Madalena, sua amiga Salomé e o seu amigo José de Arimateia que lhe oferece, com o seu dinheiro, um enterro digno de rei.

Nós também, durante a nossa vida, na procissão de esperança e paixão, nos encontramos no Getsêmani de nossas dores de morte, e também com pessoas que nos oferecem flores de afeto, de ternura, de carinho, assim como as da mulher de Betânia. Quem nunca teve um Cirineu que o ajudou a carregar a cruz? Quem também nunca sofreu a dor de traição de um amigo, de um familiar, de um político? São tantos os Pilatos e Judas que encontramos em nossas vidas. O melhor de tudo, o que fica é que nunca esqueceremos os encontros, os momentos em que nos reunimos para celebrar a vida! E é isso o que nos ajuda a amenizar a dor que nos espera na primeira esquina ou, até mesmo, no próprio banquete.

A vida é assim, cheia de encontros bons e ruins, coisas boas e ruins. Ninguém pode rejeitar o sofrimento. Ele chega sem pedir licença. O grande desafio é como lidamos com o sofrimento pessoal, seja por uma perda ou outra circunstância de vida. Primeiro, ele se instala, e ficamos inertes, passivos diante dela. Num segundo momento, precisamos falar sobre ele. É o momento da queixa. Terceiro, vem tomada de consciência. Cessa a reclamação. É o momento de viver e conviver com a dor a partir do amor, seguir em frente a procissão da vida. A dor se transforma em amor. Já a dor social, causada por sistemas econômicos e políticos injustos tem outros caminhos para ser combatida.

Falando da dor da morte, uma certeza eu carrego comigo, que “nesta longa estrada da vida”, música eternizada na voz de Milionário e Zé Rico, “vou correndo e não posso parar”. O meu desejo é o de ser campeão, “mas há momentos em que o tempo cerca a minha, a nossa estrada, a vista escure e o fim da vida, da estrada, chega.” Parece que não há mais nada para fazer. Será que foi assim que aconteceu com Jesus? Uma cruz o esperava em Jerusalém! Parece que tudo tinha chegado ao fim. Nesse encontro final de Jesus com a cruz, três certezas: 1) As pessoas que o amou em vida estavam ali, aos pés da sua cruz de morte planejada; 2) Um centurião romano proclama que Ele, Jesus, verdadeiramente, era o filho de Deus (Mc 15,39); 3) Na dor da morte, o Deus humanado grita: “Meu Deus, meu Pai, para que me abandonastes?”. Pai, para que me abandonastes? Jesus não olha os encontros passados, mas o que viria na vida Dele e na nossa, a partir de sua morte redentora.

A última cena é terrível. Tudo parece terminado. Não há mais nada para fazer que seguir o caminho de volta para Jerusalém, retomar a procissão da vida e esperar a morte. Ledo engano! É aí que renasce a esperança. Em pouco tempo, três dias, Jesus ressuscitaria para devolver a esperança aos seus seguidores, apesar de tudo e de todos. Deus, o Pai, não o abandonou. Ele está conosco. Ele se permitiu viver a dor humana para nos ensinar que, apesar da dureza da vida, perder a esperança, jamais! Jesus entendeu que no final de sua trajetória na terra, Ele seria acolhido pelo Pai. Uma nova história começaria para Ele e para nós. Que maior mistério de fé e esperança do que isso? Fim. Não! Recomeço! Como disse São Francisco de Assis, nos últimos momentos de sua vida, depois do encontro com o leproso, quando o beijou: “Irmãos, vamos recomeçar, pois pouco ou quase nada fizemos. Boa Semana Santa a todas e todos!


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apocrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free online course
download lava firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course