Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

2ª-feira da 2ª S. da Quaresma

  • Primeira Leitura
  • Salmo responsorial
  • Evangelho
  • Sabor da Palavra
Daniel 9,4-10

4“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país. 7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti. 8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas.”

Palavra do Senhor.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Sl 78(79)
O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

Não lembreis as nossas culpas do passado, † mas venha logo sobre nós vossa bondade, /
pois estamos humilhados em extremo. – R.

Ajudai-nos, nosso Deus e salvador! † Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! /
Por vosso nome, perdoai nossos pecados! – R.

Até vós chegue o gemido dos cativos: † libertai com vosso braço poderoso /
os que foram condenados a morrer! / Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo,†
celebraremos vosso nome para sempre, / de geração em geração vos louvaremos. – R.

Lucas 6,36-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

Palavra da salvação.

“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso”

Caríssimos Irmãos e Irmãs, hoje a palavra de Deus que nos é dirigida nos convida a um novo caminho de perfeição e santidade: a misericórdia de Deus abraça a toda a criatura. Aquele que vive o caminho da fraternidade é também chamado ao caminho da conversão e da misericórdia. Ser misericordioso é nos acercar das misérias de nossos corações, compadecendo com os que sofrem, compartilhando o amor sem medidas de Deus.

Quem não julga, não é condenado, ou seja, aquele que não busca encontrar os defeitos do próximo, lhe é revelado a justiça divina, que tudo espera, tudo suporta e tudo ama. O perdão é a prática mais divina da misericórdia, na qual, quem ama muito, perdoa muito e experimenta o amor que não encontra barreiras. A medida do amor e da misericórdia de Deus é uma medida transbordante, já dizia a oração de São Francisco. É a prática do amar e ser amado, do perdoar do que ser perdoado, para alcançarmos todos juntos a vida eterna. Paz e Bem!

Reflexão dos noviços da Província

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.