Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

33º Domingo do Tempo Comum

33º Domingo do Tempo Comum

Abraçar o que não passa

 

Frei Gustavo Medella

As leituras deste 33º Domingo do Tempo Comum acenam para o tema da permanência, ou seja, debruçam-se sobre a questão: “Diante de tanta inconstância e perecibilidade, o que de fato permanece, o que resiste à ação do tempo?”. Na primeira Leitura, o Profeta Daniel menciona a sabedoria e a generosidade em dividi-la como credenciais para uma eternidade feliz: “Mas os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade” (Dn 12,3).

O Salmo Responsorial (Sl 15) celebra o contentamento eterno de uma vida com Deus: “Junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado”. A segunda leitura, por sua vez, ressalta a força e a atualidade do Sacrifício de Cristo-Sacerdote, sentado “para sempre à direita de Deus” (Hb 10,12b). O Evangelho, por fim, apresenta a vinda gloriosa do Cristo e a certeza de que muitas coisas podem passar, mas suas “Palavras não passarão” (Mc 13,31).

Diante de exposições tão claras da Palavra de Deus, resta-nos, humildemente, pedir ao Senhor a graça do discernimento para que, diante do poder sedutor de tantas coisas que passam (status, fama, poder, sucesso…), abraçarmos as que não passam.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos