
Transfiguração do Senhor
- Primeira leitura
- Salmo responsorial
- Evangelho
- Sabor da Palavra
Daniel 7,9-10.13-14
9 Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve, e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10 Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal, e os livros foram abertos. 13 Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14 Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
Palavra do Senhor.
Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos
Sl 96(97)
Deus é rei, é o Altíssimo, / muito acima do universo.
Deus é rei! Exulte a terra de alegria, / e as ilhas numerosas rejubilem! /
Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, / que se apoia na justiça e no direito. – R.
As montanhas se derretem como cera / ante a face do Senhor de toda a terra; /
e assim proclama o céu sua justiça, / todos os povos podem ver a sua glória. – R.
Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, † muito acima do universo que criastes, /
e de muito superais todos os deuses. – R.
Marcos 9,2-10
Naquele tempo, 2 Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4 Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6 Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7 Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8 E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9 Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10 Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.
Palavra da salvação.
“Este é o meu Filho amado”.
Assim como Moisés subiu ao Monte Horeb para receber de Deus as leis da antiga aliança e como Elias subiu ao Monte Carmelo para encontrar a Deus na brisa suave, Jesus sobe ao Monte Tabor, unindo-se ao profeta e ao patriarca para, em seus colóquios fraternos com eles, revelar aos discípulos a familiaridade e unidade com a lei advinda de Moisés e do espírito de profecia de Elias, tornando visível que o Antigo Testamento tem a culminância no Novo Testamento trazido por Cristo. Em seu prenúncio da vida bem-aventurada, transfigurado e glorioso, Jesus se mostra o exemplo a ser seguido, suas palavras devem ser ouvidas e acolhidas. Escutai o que Ele diz, são as palavras vindas diretamente da voz de Deus. O quanto nós relutamos em crer nessas palavras, nas palavras que nos conduz a agirmos como Cristo agiu. Devemos nos esforçar diariamente para ter o amor pregado e vivido por Nosso Senhor como regra de vida para nossas relações interpessoais
Reflexão dos Noviços da Província