Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Itatiba USF

Fraternidade
Frei Leão

CASA FILIAL DA FRATERNIDADE
DE BRAGANÇA PAULISTA

Rua Branca Lucia Roncatti, 55
Bairro da Moenda
13252-760 – Itatiba-SP

Diocese de Bragança Paulista

A FRATERNIDADE:

Frei Alvaci Mendes da Luz a serviço da Educação e animador do SAV local
Frei Gilberto Gonçalves Garcia a serviço da Comunicação e da Educação
Frei Pedro da Silva Pinheiro a serviço das artes e animador da JPIC local
Frei Thiago Alexandre Hayakawa vigário da casa, ecônomo e a serviço da Educação
Frei Vitorio Mazzuco Filho guardião, a serviço da Educação e assistente da OFS

PADROEIRO
Frei Leão

A criação da Fraternidade Frei Leão foi aprovada pelo Definitório Provincial no dia 3 de setembro de 2020. O bispo diocesano de Bragança Paulista, Dom Sérgio A. Colombo deu aval para esta nova Fraternidade, que ficará instalada em parte privativa do novo “Centro Experimental Agro-Veterinário Frei José Veloso, OFM”.

Com área aproximadamente de 10.000², de útil multiuso, possui uma infraestrutura para uso da Universidade São Francisco: salão, quadra, campo, bosque, horta e pomar. Espaço da USF destinado às práticas profissionais e campos de estágio dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Farmácia. O espaço também pode receber eventos acadêmicos e atividades da Pastoral Universitária (retiros e encontros).

A nova Fraternidade está a 30 km do campus de Bragança Paulista, a 8 km do campus de Itatiba e a 2,5 km da Rodovia Dom Pedro I.

Já o campus de Itatiba tem uma área construída de  24.998,04 m², 74 salas de aula e 31 laboratórios e conta com cursos de graduação distribuídos nas áreas de Humanas e Sociais Aplicadas, Exatas e Tecnológicas, além de oferecer cursos de extensão, pós-graduação Lato e Stricto Sensu.

O Campus conta ainda com importantes parcerias e participa de projetos voltados à comunidade como o Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna. Por meio desse projeto, alunos da rede municipal têm aulas de programação ministradas nos laboratórios de informática do Campus. Ao longo do ano, os alunos desenvolvem aplicativos, jogos e inovações na área de robótica.

Histórico

Pode-se dizer que a história da Casa de Nossa Senhora da Paz (CNSP – ASF ), mantenedora da USF, teve início em 1182, com o nascimento de Francisco de Assis. Ele, filho de um rico comerciante de tecidos, deixou de lado seus bens por amor ao próximo, tornando-se a fonte inspiradora dos ideais franciscanos.

Mas é em 1945 que a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores, funda oficialmente a CNSP – ASF, para proporcionar educação e assistência aos moradores carentes do bairro Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro. Três anos depois, a CNSP – ASF é reconhecida como instituição de utilidade pública, sendo, em 1965, certificada como entidade beneficente de assistência social.

No ano de 1976, a sede da CNSP – ASF é transferida para Bragança Paulista, em São Paulo, passando a assumir a gestão do então Instituto de Ensino Superior da Região Bragantina. É a partir desse momento que a instituição consolida seu trabalho com ensino superior, propiciando que em 1985 as Faculdades Franciscanas, por meio de uma portaria ministerial, passassem a ser reconhecidas como Universidade São Francisco (USF).

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free
download coolpad firmware
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free