
Fraternidade Nossa Senhora Mãe Terra
CASA FILIAL DA FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO
Rua Batista de Oliveira, Q. 68, L.04
CEP: 25266-210
Vila Ema – Imbariê
Duque de Caxias – RJ
Tel.: (21) 2787-2865
E-mail: parsantaclara@yahoo.com.br
Web: facebook.com/parsfdeassis
instagram.com/paroquiasfdeassis/
A FRATERNIDADE:
João Fernandes Reinert vig. casa, pároco e prof.
Jorge Luiz Maoski guardião, ecôn. e vig. par.
Thiago da Silva Soares a serv. evang. e anim. SAV local
Paróquia de Santa Clara
Tel.: (21) 3661-7537
E-mail: parsantaclara@yahoo.com.br
Facebook: fb.com/santaclaraimbarie/
Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti
Atendimento dos frades na Paróquia Santa Clara
Fundada em 3 de abril de 1993
Expediente paroquial:
De terça a sexta: das 8h às 12h e 13h30 às 17h
Sábado: 8h às 12h
Missas:
Domingo: 10h e 19h30
Toda terça-feira às 19h30 – Missa votiva a Santo Antônio
1ª sexta do mês às 19h – Missa do Apostolado da Oração
Comunidades:
Jesus Crucificado, Nossa Senhora da Estrela, São Francisco, Divino Espírito Santo, São Pedro e São Paulo, Santa Rosa de Lima, Imaculada Conceição, São Sebastião, Santa Bárbara, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida e São Domingos.
COMUNICAÇÃO
Boletim Informativo “Nossa Voz”, 500 exemplares, semanal
HISTÓRIA
Imbariê, fraternidade de inserção
A primeira experiência de “comunidade inserida no meio popular”, com frades estudantes, foi realizada em 1992. No dia 1º de abril, às 7h15, a Comunidade do Convento do Sagrado, em Petrópolis, iniciou a Celebração do envio de Frei Luiz Fernandes Ferreira (hoje egresso), Frei José Idair Augusto e Frei Paulo Roberto Pereira, que assumiram o compromisso de realizarem sua formação franciscano-teológica concretamente “a partir dos pobres, com os pobres e como pobres”.
O mestre Frei Vitório Mazzuco, refletindo sobre o capítulo 16 da Regra não-Bulada da Ordem dos Frades Menores -“dos que quiserem ir para entre os sarracenos e outros infiéis” -, lembrou que toda a comunidade estava compromissada com estes frades e irmãos, que de livre e espontânea vontade se dispuserem a viver o Evangelho junto aos pequeninos.
Frei Vitório frisou, em nome da Comunidade do Sagrado, que todos os dias “quando estes nossos irmãos após as aulas descerem para a sua casa, em Imbariê, toda a comunidade estará embarcando também de coração no mesmo ônibus”.
No final da celebração, Frei Geraldo Freiberger entregou o Tau de São Francisco aos três frades estudantes, convocando-os a buscarem encarnar em suas vidas a Cruz de Cristo.
Nos anos seguintes, até a criação do aspirantado de Ituporanga, em 2001, esta casa também foi aspirantado para os jovens do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Depois desta experiência em Imbariê, a Província da Imaculada Conceição criou novas fraternidades de inserção para estudantes de Teologia, em Petrópolis: Nossa Senhora do Advento (2000), Nossa Senhora de Guadalupe (94), Santa Clara e São Benedito (2002) e Monte Alverne (2003); e, em Duque de Caxias: São Damião (1994).
———————————————————–
Histórico da chegada das irmãs Catequistas Franciscanas na área pastoral de Imbariê e posterior fundação da Paróquia Santa Clara de Assis.
Em 1986, no terceiro Distrito de Duque de Caxias, as comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Parada Angélica, integrava, a jovem Diocese de Duque de Caxias (1981), tendo como Pároco o holandês Guilherme Bot. Era um tempo de grandes mudanças para sociedade e para a igreja, Imbariê começava a dar sinais de crescimento, mesmo que timidamente, e Padre Guilherme já sentia o cansaço de cuidar de 15 comunidades praticamente sozinho por muitos anos, mesmo que alguns frades desciam de Petrópolis nos finais de semana para ajudá-lo. Dom Mauro atendendo o pedido de Padre Guilherme e vendo que a Igreja de Imbariê precisava de um novo dinamismo para dar continuidade na caminhada do Povo de Deus, chamou às Irmãs Catequistas Franciscanas para assumir a formação de uma área pastoral desmembrando 06 comunidades da Paróquia Nossa senhora de Fátima.
O dia 04.04. 1986 marcou o início dessa missão numa Missa presidida por Dom Mauro e Padre Guilherme, e acolhida das Irmãs Catequistas Franciscanas – Ana Lucia Corbani e Terezinha Boni e as aspirantes Ana Claudia de Carvalho Rocha e Claudia, foi lhes confiado a missão de cuidar de 6 comunidades que eram: Jesus Crucificado, Nossa Senhora da Estrela, Imaculada Conceição de Morabi, Imaculada Conceição de Barro Branco II, hoje é Santa Barbara , Santa Terezinha do Menino Jesus Barro Branco I e São Francisco de Assis no Jardim Anhangá. Foi um tempo de grande aprendizagem para nossa Área Pastoral.
No ano de 1987 foi realizada uma via sacra com a participação da Área Pastoral. Mas precisava-se avançar para as águas mais profundas, que a missão exigia, foi um tempo de formações, organizações e muitos estudos. As ações que foram sendo desenvolvida e fortaleceram as atividades existentes como: Catequese, Grupo de Jovens, Batismo, Apostado da Oração e Liturgia- eram basicamente atividades que já existiam na Comunidade Jesus Crucificado, e que foram expandidas para as demais comunidades. Nesse período também se contou com a colaboração para as missas dos Padres Italianos- Fernando Fiscon e Armando Cellere – da paróquia Nossa Senhora das Graças de Xerém para a visitas aos doentes, missas e dos Frades Nevio Fiorim e os estudantes Frei Evaristo Pascoal Spengler, e Frei Carlos Frederico Schaeffler, que pertenciam a Paróquia do Pilar, cuja a casa paroquial era em Campos Elíseos.
No dia 01 de abril do ano de 1992 é constituída a fraternidade dos frades da Provincia Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – como a primeira fraternidade inserida em meio popular, com os frades: Frei Antônio Michels, Ofm, Frei Evaristo Pascoal Spengler, Ofm, Frei José Negri, Ofm e os estudantes: Frei Paulo Roberto Pereira, Ofm , Frei José Idair Augusto, Ofm e Frei Luiz Fernandes Ferreira, Ofm, nesse período eles não tinham nenhuma ligação com a Área Pastoral, porque vieram com a proposta de realizar trabalhos manuais e formação bíblicas na região. Mas devido a necessidade Frei Antônio Michels por ser presbítero começou a presidir missas, batizados e casamentos, mesmo não sendo oficialmente delegado pelo bispo. Os outros dois frades, Frei José Negri e frei Evaristo Spengler ficaram na formação bíblica, pois estudavam e tinha que dar assessoria em outros lugares, o que fez com que o frei Antônio Michels, que estava aqui assumisse essas funções e trabalhos pastorais.
Para chegar à implantação da paróquia, foram várias conversas, assembleias, conselhos, várias formações organizadas pelas irmãs, para entendermos qual eram a função de uma paróquia, o que era uma coordenação paroquial, como trabalhar em comunhão, reforçando com exemplos para que entendêssemos com muita clareza.
A visita Pastoral de Dom Mauro teve início no dia 02 de março de 1993, com formação, reflexão e estudo de temas como: Liturgia, Fé e Política, Formação na Fé, Evangelização, justiça e Solidariedade e encerrou no dia 04/04/1993 numa assembleia com a presença de Dom Mauro Morelli, no Colégio Fernando Figueiredo com a participação de todos os membros da Área Pastoral, onde definiu-se qual seria o nome da paróquia. Dom Mauro apresentou a proposta de colocar o nome de Jesus Bom Pastor, mas devido a paróquia nascer com as mulheres que estavam na primeira hora, e por sermos a maioria mulheres, escolheu-se o nome de Santa Clara de Assis. Esse episódio é lembrado com muito carinho, pois mesmo sem recursos financeiros, com um grupo pequeno, a maioria das lideranças mulheres, nasceu a paróquia Santa Clara de Assis, no dia 04.04.1993.
Era um domingo de Ramos e a primeira equipe de Pastoral foi constituída por: Maria da Conceição Almeida- Com. Jesus Crucificado, Cleide- Com. Santa Teresinha, Siomara de Azevedo -Com. Jesus Crucificado, Valmir Farias, Irmã Ana Claudia de Carvalho Rocha e o Padre Aguinaldo Luiz de Castro que atuou por 6 meses, foi de férias e não mais retornou. Esse fato fez com que frei Antônio Michels, Ofm assumisse junto com as Irmãs Ana Cláudia, Ir. Maria Lunardi, Ir. Lúcia Stédile e o grupo de leigos, incluindo Vânia –Sra. Estrela, com o apoio de Dom Mauro Morelli a coordenação da paróquia no ano de 1994. Nos anos seguintes nas assembleias eram renovadas a coordenação, os Frades e as Irmãs, mesmo sem um documento oficial, pois só no ano 2000 é que a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil oficializa e assume os cuidados da Paróquia Santa Clara de Assis como sua responsabilidade.
Atualmente, ano de 2025, a Paróquia Santa Clara de Assis é constituída por 12 comunidades, a saber: Com. São Domingos, Com. São Francisco de Assis, Com. Nossa Senhora Aparecida compõe a região Jardim Anhangá; Com. Nossa Senhora da Estrela, Com. Divino Espírito Santo, Com. São Sebastião e Com. Imaculada Conceição compõe a Região de Parada Morabi; Com. Jesus Crucificado, com. Santa Rosa de Lima e Com. São Pedro e São Paulo compõe a Região de Imbariê e as Com. Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Bárbara compõe a Região Barro Branco.