Fraternidade Nossa Senhora Mãe Terra
CASA FILIAL DA FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO
Rua Batista de Oliveira, Q. 68, L.04
CEP: 25266-210
Vila Ema – Imbariê
Duque de Caxias – RJ
Tel.: (21) 2787-2865
E-mail: parsantaclara@yahoo.com.br
Web: facebook.com/parsfdeassis
instagram.com/paroquiasfdeassis/
A FRATERNIDADE:
João Fernandes Reinert vig. casa, pároco e prof.
Jorge Luiz Maoski guardião, ecôn. e vig. par.
Thiago da Silva Soares a serv. evang. e anim. SAV local
Paróquia de Santa Clara
Tel.: (21) 3661-7537
E-mail: parsantaclara@yahoo.com.br
Facebook: fb.com/santaclaraimbarie/
Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti
Atendimento dos frades na Paróquia Santa Clara
Fundada em 3 de abril de 1993
Expediente paroquial:
De terça a sexta: das 8h às 12h e 13h30 às 17h
Sábado: 8h às 12h
Missas:
Domingo: 10h e 19h30
Toda terça-feira às 19h30 – Missa votiva a Santo Antônio
1ª sexta do mês às 19h – Missa do Apostolado da Oração
Comunidades:
Jesus Crucificado, Nossa Senhora da Estrela, São Francisco, Divino Espírito Santo, São Pedro e São Paulo, Santa Rosa de Lima, Imaculada Conceição, São Sebastião, Santa Bárbara, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida e São Domingos.
COMUNICAÇÃO
Boletim Informativo “Nossa Voz”, 500 exemplares, semanal
HISTÓRIA
Imbariê, fraternidade de inserção
A primeira experiência de “comunidade inserida no meio popular”, com frades estudantes, foi realizada em 1992. No dia 1º de abril, às 7h15, a Comunidade do Convento do Sagrado, em Petrópolis, iniciou a Celebração do envio de Frei Luiz Fernandes Ferreira (hoje egresso), Frei José Idair Augusto e Frei Paulo Roberto Pereira, que assumiram o compromisso de realizarem sua formação franciscano-teológica concretamente “a partir dos pobres, com os pobres e como pobres”.
O mestre Frei Vitório Mazzuco, refletindo sobre o capítulo 16 da Regra não-Bulada da Ordem dos Frades Menores -“dos que quiserem ir para entre os sarracenos e outros infiéis” -, lembrou que toda a comunidade estava compromissada com estes frades e irmãos, que de livre e espontânea vontade se dispuserem a viver o Evangelho junto aos pequeninos.
Frei Vitório frisou, em nome da Comunidade do Sagrado, que todos os dias “quando estes nossos irmãos após as aulas descerem para a sua casa, em Imbariê, toda a comunidade estará embarcando também de coração no mesmo ônibus”.
No final da celebração, Frei Geraldo Freiberger entregou o Tau de São Francisco aos três frades estudantes, convocando-os a buscarem encarnar em suas vidas a Cruz de Cristo.
Nos anos seguintes, até a criação do aspirantado de Ituporanga, em 2001, esta casa também foi aspirantado para os jovens do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Depois desta experiência em Imbariê, a Província da Imaculada Conceição criou novas fraternidades de inserção para estudantes de Teologia, em Petrópolis: Nossa Senhora do Advento (2000), Nossa Senhora de Guadalupe (94), Santa Clara e São Benedito (2002) e Monte Alverne (2003); e, em Duque de Caxias: São Damião (1994).