Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Duque de Caxias/Imbariê

Fraternidade Nossa Senhora Mãe Terra

CASA FILIAL DA FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO

Rua Batista de Oliveira, Q. 68, L.04
CEP: 25266-210
Vila Ema – Imbariê
Duque de Caxias – RJ

Tel.: (21) 2787-2865
E-mail: parsantaclara@yahoo.com.br
Web: facebook.com/parsfdeassis
instagram.com/paroquiasfdeassis/

A FRATERNIDADE:

João Fernandes Reinert vig. casa, pároco e prof.
Jorge Luiz Maoski guardião, ecôn. e vig. par.
Thiago da Silva Soares a serv. evang. e anim. SAV local

Paróquia de Santa Clara
Tel.: (21) 3661-7537
E-mail: parsantaclara@yahoo.com.br
Facebook: fb.com/santaclaraimbarie/

Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti

Atendimento dos frades na Paróquia Santa Clara
Fundada em 3 de abril de 1993

Expediente paroquial:

De terça a sexta: das 8h às 12h e 13h30 às 17h
Sábado: 8h às 12h

Missas:

Domingo: 10h e 19h30
Toda terça-feira às 19h30 – Missa votiva a Santo Antônio
1ª sexta do mês às 19h – Missa do Apostolado da Oração

Comunidades:
Jesus Crucificado, Nossa Senhora da Estrela, São Francisco, Divino Espírito Santo, São Pedro e São Paulo, Santa Rosa de Lima, Imaculada Conceição, São Sebastião, Santa Bárbara, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida e São Domingos.

COMUNICAÇÃO
Boletim Informativo “Nossa Voz”, 500 exemplares, semanal

HISTÓRIA

Imbariê, fraternidade de inserção

A primeira experiência de “comunidade inserida no meio popular”, com frades estudantes, foi realizada em 1992. No dia 1º de abril, às 7h15, a Comunidade do Convento do Sagrado, em Petrópolis, iniciou a Celebração do envio de Frei Luiz Fernandes Ferreira (hoje egresso), Frei José Idair Augusto e Frei Paulo Roberto Pereira, que assumiram o compromisso de realizarem sua formação franciscano-teológica concretamente “a partir dos pobres, com os pobres e como pobres”.

O mestre Frei Vitório Mazzuco, refletindo sobre o capítulo 16 da Regra não-Bulada da Ordem dos Frades Menores -“dos que quiserem ir para entre os sarracenos e outros infiéis” -, lembrou que toda a comunidade estava compromissada com estes frades e irmãos, que de livre e espontânea vontade se dispuserem a viver o Evangelho junto aos pequeninos.

Frei Vitório frisou, em nome da Comunidade do Sagrado, que todos os dias “quando estes nossos irmãos após as aulas descerem para a sua casa, em Imbariê, toda a comunidade estará embarcando também de coração no mesmo ônibus”.

No final da celebração, Frei Geraldo Freiberger entregou o Tau de São Francisco aos três frades estudantes, convocando-os a buscarem encarnar em suas vidas a Cruz de Cristo.

Nos anos seguintes, até a criação do aspirantado de Ituporanga, em 2001, esta casa também foi aspirantado para os jovens do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Depois desta experiência em Imbariê, a Província da Imaculada Conceição criou novas fraternidades de inserção para estudantes de Teologia, em Petrópolis: Nossa Senhora do Advento (2000), Nossa Senhora de Guadalupe (94), Santa Clara e São Benedito (2002) e Monte Alverne (2003); e, em Duque de Caxias: São Damião (1994).

———————————————————–

Histórico da chegada das irmãs Catequistas Franciscanas na área pastoral de Imbariê e posterior fundação da Paróquia Santa Clara de Assis.

Em 1986, no terceiro Distrito de Duque de Caxias, as comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Parada Angélica, integrava, a jovem Diocese de Duque de Caxias (1981), tendo como Pároco o holandês Guilherme Bot. Era um tempo de grandes mudanças para sociedade e para a igreja, Imbariê começava a dar sinais de crescimento, mesmo que timidamente, e Padre Guilherme já sentia o cansaço de cuidar de 15 comunidades praticamente sozinho por muitos anos, mesmo que alguns frades desciam de Petrópolis nos finais de semana para ajudá-lo. Dom Mauro atendendo o pedido de Padre Guilherme e vendo que a Igreja de Imbariê precisava de um novo dinamismo para dar continuidade na caminhada do Povo de Deus, chamou às Irmãs Catequistas Franciscanas para assumir a formação de uma área pastoral desmembrando 06 comunidades da Paróquia Nossa senhora de Fátima.

O dia 04.04. 1986 marcou o início dessa missão numa Missa presidida por Dom Mauro e Padre Guilherme, e acolhida das Irmãs Catequistas Franciscanas – Ana Lucia Corbani e Terezinha Boni e as aspirantes Ana Claudia de Carvalho Rocha e Claudia, foi lhes confiado a missão de cuidar de 6 comunidades que eram: Jesus Crucificado, Nossa Senhora da Estrela, Imaculada Conceição de Morabi, Imaculada Conceição de Barro Branco II, hoje é Santa Barbara , Santa Terezinha do Menino Jesus Barro Branco I e São Francisco de Assis no Jardim Anhangá. Foi um tempo de grande aprendizagem para nossa Área Pastoral.

No ano de 1987 foi realizada uma via sacra com a participação da Área Pastoral. Mas precisava-se avançar para as águas mais profundas, que a missão exigia, foi um tempo de formações, organizações e muitos estudos. As ações que foram sendo desenvolvida e fortaleceram as atividades existentes como: Catequese, Grupo de Jovens, Batismo, Apostado da Oração e Liturgia- eram basicamente atividades que já existiam na Comunidade Jesus Crucificado, e que foram expandidas para as demais comunidades. Nesse período também se contou com a colaboração para as missas dos Padres Italianos- Fernando Fiscon e Armando Cellere – da paróquia Nossa Senhora das Graças de Xerém para a visitas aos doentes, missas e dos Frades Nevio Fiorim e os estudantes Frei Evaristo Pascoal Spengler, e Frei Carlos Frederico Schaeffler, que pertenciam a Paróquia do Pilar, cuja a casa paroquial era em Campos Elíseos.

No dia 01 de abril do ano de 1992 é constituída a fraternidade dos frades da Provincia Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – como a primeira fraternidade inserida em meio popular, com os frades: Frei Antônio Michels, Ofm, Frei Evaristo Pascoal Spengler, Ofm, Frei José Negri, Ofm e os estudantes: Frei Paulo Roberto Pereira, Ofm , Frei José Idair Augusto, Ofm e Frei Luiz Fernandes Ferreira, Ofm, nesse período eles não tinham nenhuma ligação com a Área Pastoral, porque vieram com a proposta de realizar trabalhos manuais e formação bíblicas na região. Mas devido a necessidade Frei Antônio Michels por ser presbítero começou a presidir missas, batizados e casamentos, mesmo não sendo oficialmente delegado pelo bispo. Os outros dois frades, Frei José Negri e frei Evaristo Spengler ficaram na formação bíblica, pois estudavam e tinha que dar assessoria em outros lugares, o que fez com que o frei Antônio Michels, que estava aqui assumisse essas funções e trabalhos pastorais.

Para chegar à implantação da paróquia, foram várias conversas, assembleias, conselhos, várias formações organizadas pelas irmãs, para entendermos qual eram a função de uma paróquia, o que era uma coordenação paroquial, como trabalhar em comunhão, reforçando com exemplos para que entendêssemos com muita clareza.

A visita Pastoral de Dom Mauro teve início no dia 02 de março de 1993, com formação, reflexão e estudo de temas como: Liturgia, Fé e Política, Formação na Fé, Evangelização, justiça e Solidariedade e encerrou no dia 04/04/1993 numa assembleia com a presença de Dom Mauro Morelli, no Colégio Fernando Figueiredo com a participação de todos os membros da Área Pastoral, onde definiu-se qual seria o nome da paróquia. Dom Mauro apresentou a proposta de colocar o nome de Jesus Bom Pastor, mas devido a paróquia nascer com as mulheres que estavam na primeira hora, e por sermos a maioria mulheres, escolheu-se o nome de Santa Clara de Assis. Esse episódio é lembrado com muito carinho, pois mesmo sem recursos financeiros, com um grupo pequeno, a maioria das lideranças mulheres, nasceu a paróquia Santa Clara de Assis, no dia 04.04.1993.

Era um domingo de Ramos e a primeira equipe de Pastoral foi constituída por: Maria da Conceição Almeida- Com. Jesus Crucificado, Cleide- Com. Santa Teresinha, Siomara de Azevedo -Com. Jesus Crucificado, Valmir Farias, Irmã Ana Claudia de Carvalho Rocha e o Padre Aguinaldo Luiz de Castro que atuou por 6 meses, foi de férias e não mais retornou. Esse fato fez com que frei Antônio Michels, Ofm assumisse junto com as Irmãs Ana Cláudia, Ir. Maria Lunardi, Ir. Lúcia Stédile e o grupo de leigos, incluindo Vânia –Sra. Estrela, com o apoio de Dom Mauro Morelli a coordenação da paróquia no ano de 1994. Nos anos seguintes nas assembleias eram renovadas a coordenação, os Frades e as Irmãs, mesmo sem um documento oficial, pois só no ano 2000 é que a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil oficializa e assume os cuidados da Paróquia Santa Clara de Assis como sua responsabilidade.

Atualmente, ano de 2025, a Paróquia Santa Clara de Assis é constituída por 12 comunidades, a saber: Com. São Domingos, Com. São Francisco de Assis, Com. Nossa Senhora Aparecida compõe a região Jardim Anhangá; Com. Nossa Senhora da Estrela, Com. Divino Espírito Santo, Com. São Sebastião e Com. Imaculada Conceição compõe a Região de Parada Morabi; Com. Jesus Crucificado, com. Santa Rosa de Lima e Com. São Pedro e São Paulo compõe a Região de Imbariê e as Com. Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Bárbara compõe a Região Barro Branco.

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
free online course