Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Simão Voigt

* 24.01.1926    † 24.07.2002

Frei Simão Voigt, OFM, faleceu em Petrópolis (RJ), na madrugada do dia 24 de julho de 2002, aos 76 anos de idade, em consequência de falência múltipla de órgãos, provocada por um tumor no cérebro.

O frade menor

Durante os seus quase 40 anos de atividade no ITF, em Petrópolis, muitas gerações de jovens, franciscanos ou não, foram preparados para o ministério pastoral, o estudo e a pregação, graças ao amor à Palavra de Deus que Frei Simão lhes transmitiu.

Entre seus confrades, professores e alunos, a imagem que dele permaneceu em todos é a do sábio e do mestre, profundo, competente e apaixonado pelo seu ministério. Movia-se na atividade científica e intelectual, como um artesão e perito incansável na busca da verdade mais objetiva e séria.

Em suas pesquisas buscava, com ardor e honestidade, a certeza absoluta. O que para outros parecia um excesso, para ele era exigência própria do trabalho. Esta intensidade com a qual se entregava ao estudo e à pesquisa, não raro, fez com que perdesse a noção do tempo, ‘trocando o dia pela noite’.

Uma simples dúvida bíblica de um aluno ou confrade, numa consulta simples e despretenciosa no corredor ou refeitório, ganhava dele uma atenção e tempo extraordinários, o que fazia crescer em todos a admiração, o respeito e mesmo o desejo de ‘beber mais daquela fonte inesgotável’!

Frei Simão não era mestre e professor limitado à conteúdos e programas de estudo. ‘Perdia-se’ no tempo e nos horários, mas lograva ganhar na abertura dos horizontes de nosso estudo, alargando as perspectivas, despertando em seus ouvintes aquele seu mesmo ‘ocular’ fino, sensível e profundo, sem o qual não é possível desvendar o espírito e a vida ocultos na letra (2Cor 3,6).

Outro aspecto marcante de sua personalidade era o respeito e a consideração que manifestava pelas posições alheias. Nos estudos e pesquisas dos alunos e confrades, tentava respeitosamente entender os argumentos que lhe eram apresentados em provas e trabalhos, esquadrinhando todos os ângulos possíveis para, de algum modo, avaliar positivamente.

Frade simples, modesto e despojado, Frei Simão não sucumbiu ante a pretensão arrogante da inteligência, mas como São Francisco o desejava, tornou-se ‘ministro de espírito e vida’ (Test 3,13). Certamente a vida e a atividade de Frei Simão estão emolduradas por aquele supremo valor indicado por São Francisco nas suas Admoestações, quando diz:

“São vivificados pelo espírito das Sagradas Escrituras aqueles que tratam de penetrar mais a fundo em cada letra que conhecem, nem atribuem o seu saber ao próprio eu, mas pela palavra e pelo exemplo o restituem a Deus, seu supremo Senhor, ao qual todo bem pertence” (Adm 7,4-5).

Dados Pessoais

Nascimento: 24/01/1926, em Canoinhas, SC.
Nome de batismo: Guido Francisco Voigt.
1939 – 1945: Estudos da formação inicial (ginásio e colégio) no Seminário Franciscano de Rio Negro, PR.
07/01/1946: Vestição e admissão ao noviciado franciscano, em Rodeio, SC, (56 anos de vida religiosa franciscana).
08/01/1947: Primeira profissão dos votos religiosos, em Rodeio.
1947 – 1948: Estudos de Filosofia, em Curitiba, PR.
1949 – 1952: Estudos de Teologia, em Petrópolis, RJ.
08/01/1950: Profissão dos votos solenes.
25/07/1952: Ordenação presbiteral – 50 anos de ministério sacerdotal.
Até julho de 1953: Período de estágio pastoral, em Petrópolis, RJ.

Atividades na Evangelização

De agosto de 1953 a 1956: orientador (prefeito) e professor no Seminário Santo Antônio, em Agudos, SP.
1957: Estudos de oficialização para a graduação em Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, na PUC de São Paulo, SP; e curso de hebraico na Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo-USP.
1958 – 1959: Curso de Teologia – especialização em Sagrada Escritura, no Pontifício Ateneu Antoniano, Roma.
1960 – 1961: Curso de especialização em teologia bíblica no Studium Biblicum, em Jerusalém.
Novembro/1961 e 1962: Curso de licenciatura no Pontifício Instituto Bíblico, em Roma – mestrado em Ciências Bíblicas.
13/12/1962: Defesa da tese doutoral sobre a Epístola aos Romanos, com o título “Ex fide in fidem: Rm 1,16″, no Studium Biblicum de Jerusalém.
02/02/1963: Retornou ao Brasil. 1963-2002 – Professor de exegese bíblica no ITF – Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, RJ.
março de 1976 a março de 1977: fez um ‘ano sabático’ para estudos de atualização bíblica e arqueológica, em Munique e Jerusalém.
Professor de exegese bíblica, por 39 anos, no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis. Durante estes anos exerceu intensa atividade de pesquisa e assessoria na área bíblica junto à CNBB, CRB e Editora Vozes.
Autor e tradutor de inúmeras obras de formação exegético-bíblicas.
1977-1980: colaborou para a elaboração e publicação do grande roteiro bíblico-litúrgico, “A Mesa da Palavra”.
1980-1983: foi guardião da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, casa onde viveu por quase 40 anos.
Escreveu mais de uma centena de recensões de livros de exegese bíblica e, numerosos artigos científicos na área da exegese neotestamentária para a Revista Eclesiástica Brasileira-REB e e revistas especializadas de língua francesa e italiana.

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS