Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Silvério Weber

* 08.07.1945        † 04.03.2000

Prematuramente faleceu nosso querido confrade, no dia 04 de março, por volta das 18h40, em Lages, SC, em conseqüência de um fulminante infarto. Pela manhã sentiu dores no pescoço e braços. Frei Ervino o levou ao hospital. Teve um 1º enfarte. Internado na UTI, passou razoavelmente o resto do dia, tendo inclusive recebido a visita dos confrades e do bispo diocesano, D. Oneres. No início da noite teve o 2º enfarte.

O apóstolo

Não é difícil dizer algo sobre o frade menor e o apóstolo, Frei Silvério. Todos os que o conheceram sabem de sua disposição, da sua alegria, do seu entusiasmo, de seu incansável apostolado. Como o “outro” apóstolo Paulo, Frei Silvério tinha pressa de anunciar a Boa-Nova de Cristo! Incansavelmente. E o fazia com alegria! Na sua ficha autobiográfica de 1982, disse de si mesmo: “Reconheço que sou um frade tão feliz e fui chamado por Deus para isso em virtude de sua misericórdia para comigo”. Nos seus 17 anos de trabalho em Lages, com o auxílio do rádio e da TV, ele foi “longe”, “em cima dos telhados”, anunciando o Cristo e sua mensagem de salvação. Certamente, ele fará muita falta. Mas seu exemplo e testemunho vão germinar e produzir muitos frutos na história da Igreja de Lages e nos corações dos que o ouviram! Sua morte, para nós prematura, seguramente foi conseqüência de seu viver: consumiu-se no serviço do Evangelho! Pagou o preço de sua fé! Tirou as conseqüências de seu apostolado! “Combateu o bom combate”! Não será nenhum exagero aplicar a ele o testamento do Apóstolo Paulo: “Para mim o viver é Cristo e a morte é lucro”. “Servo bom e fiel, descansa em teu Senhor”.

Outro aspecto marcante de sua personalidade era o respeito e a consideração que manifestava pelas posições alheias. Nos estudos e pesquisas dos alunos e confrades, tentava respeitosamente entender os argumentos que lhe eram apresentados em provas e trabalhos, esquadrinhando todos os ângulos possíveis para, de algum modo, avaliar positivamente.

Frade simples, modesto e despojado, Frei Simão não sucumbiu ante a pretensão arrogante da inteligência, mas como São Francisco o desejava, tornou-se ‘ministro de espírito e vida’ (Test 3,13). Certamente a vida e a atividade de Frei Simão estão emolduradas por aquele supremo valor indicado por São Francisco nas suas Admoestações, quando diz:

“São vivificados pelo espírito das Sagradas Escrituras aqueles que tratam de penetrar mais a fundo em cada letra que conhecem, nem atribuem o seu saber ao próprio eu, mas pela palavra e pelo exemplo o restituem a Deus, seu supremo Senhor, ao qual todo bem pertence” (Adm 7,4-5).

Dados Pessoais

Nascimento: 08/07/1945 (55 anos incompletos)
Natural: Rio do Testo/Pomerode-SC.
Vestição: 19/12/1966 (33 anos de Vida Franciscana)
1ª Profissão: 20/12/1967
Profissão Solene: 02/08/1971
Ordenação Sacerdotal: 09/12/1972 (27 anos de minis.)

Atividades na Evangelização

1974 – 1976: Lages/Aparecida – Vigário Paroquial
1977 – 1979: Forquilhinha-SC – Vigário Paroquial
1980 – 1982: Joaçaba-SC – Pároco da Catedral
1983 – 1985: Pato Branco-PR – Pároco
1986 – 2000: Lages/Aparecida – Pároco.

 

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
free online course
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS