Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Rainério Soares da Silva

* 23/07/1921      † 13/07/2011

Faleceu hoje, às 10h45, no Hospital da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, Frei Rainério Soares da Silva. Às 9h30, Frei Carlos Pierezan, guardião, lhe havia feito visita e dado a bênção. Desde o dia 26 de junho, Frei Rainério encontrava-se internado em consequência do agravamento de seu estado de saúde (água nos pulmões e insuficiência respiratória). Seus braços e pernas estavam bastante inchados. Desde então, recebia oxigênio e alimentação por sonda, porém estava lúcido e consciente.

Na manhã de ontem, 12/07, Frei Carlos Pierezan administrou-lhe a unção dos enfermos e recebeu da equipe médica o boletim com as informações de que Frei Rainério era portador “provavelmente de neoplasia pulmonar” (câncer), com infecção evoluindo para “generalizada”; e era mantido com analgésico e paliativos.

Frei Rainério era irmão de Frei Simeão, falecido no dia 10 de dezembro de 1998.

O corpo de Frei Rainério será velado hoje na Fraternidade de Bragança Paulista. Amanhã, às 7h00, será transladado para a capela do mausoléu dos frades do Cemitério Santíssimo Sacramento, em São Paulo, onde haverá a missa de corpo presente, às 9h00, seguida do sepultamento.

O FRADE MENOR

Os dados de Frei Rainério, nos seus 60 anos de Vida Franciscana, deixam evidente o quanto o confrade trabalhou, serviu e se dedicou aos irmãos e à Província. No seu curriculum vitae, tratando dos desafios na sua vida consagrada, afirma: “Uma vez que Deus me seduziu acabaram todas as lutas. Ele tomou conta delas”. Diz também que foram pontos marcantes da sua vida espiritual servir a Deus e aos irmãos, e muita, muita oração (a repetição é dele!). E que entre suas devoções preferidas estavam São Francisco e Clarinha (a expressão de carinho é dele!).

DEPOIMENTO
Frei Rainério: “Eu sempre estou pronto para Deus”

Quando fui informado que Frei Rainério Soares da Silva havia feito sua Páscoa, estava lendo um livro que esse frade me presentou chamado “Imitação de Cristo” – 1958. Durante quatro anos fui seu cuidador na fraternidade franciscana de Agudos-SP, e com ele aprendi muitas coisas, que no silêncio podemos estar em sintonia com Deus.

E assim era Frei Rainério, simples, de poucas palavras, que gostava de ficar em seu quarto, e lá dizia, “aqui fico falando com Deus”. Às vezes que caminhava pelos corredores da casa, gostava de contar sobre a construção do Seminário; sempre quando um frade ficava doente, era grande sua preocupação, e quando um frade falecia reclamava que o mesmo cortou a fila, que era sua vez. Essa sua posição mostrou-me o quanto ele estava preparado para fazer sua Páscoa, e como ele logo queria. Com seu quadro de saúde sempre merecendo atenção de seus cuidadores e confrades, tinha sempre o carinho de todos. Falava da família com um jeito tão nostálgico, bem como de seu irmão que também fazia parte da Ordem.

Um fato que sempre me recordo, e caiu nas risadas, foi em 2009, quando ele me disse que estava perto seu aniversário, mas gostaria que ninguém ficasse sabendo, então avisei todo mundo, coloquei no jornal local, uma homenagem para ele. O frei Rafael Spricigo (Guardião da época) providenciou o bolo e fizemos aquela festa, porém seu aniversário ainda faltava um mês, ele então me perguntou: “E agora já teve bolo, vou ficar sem bolo no meu aniversário?”. Então respondi: “Que nada frei, faremos uma nova festa”. Ele, então, disse: “Nunca vi alguém comemorar o aniversário duas vezes!”.

Outra curiosidade, porém é que mesmo estando sempre no seu quarto, sabia tudo o que ocorria na Casa. Quando chegava, ele passava todas as “notícias”.

E assim era Frei Rainério, sempre um frade que agradecia por tudo, não era de reclamar e tinha seu jeitinho português de ser, mas sempre amigo, fiel a sua vocação, tanto que sempre cobrava seu hábito franciscano, pois dizia: “Quero ser sepultado com o hábito franciscano, e caso não tenha nenhum na minha medida, por favor quero ser sepultado nu”. Quando apareci com seu hábito franciscano, seus olhos brilhavam como uma criança ganhando presente… Depois de uma forte crise de saúde, e uma longa recuperação em Bauru, para o seu bem-estar, foi transferido para Bragança, cuja estrutura é mais adequada ao seu tratamento, pois lá há um hospital moderno e atendimento médico 24 horas, o que ele precisava. Às vezes ligava em Bragança, conversava com ele, me dizia que estava bem, e sempre reforçava que gostava muito dele.

E veio ontem, dia 13 de junho, sua Páscoa, data em que comemorava seus 54 anos de profissão solene na Ordem Franciscana que tanto amou.

E como está escrito nas primeiras palavras do testamento do Santo Padre Papa João Paulo II, “ Vigiai, porque não sabeis em que dia o Senhor virás”. E Frei Rainério fez sua vigia… Descanse em paz meu amigo!

Rinaldo Andrucioli, Cuidador dos frades idosos de 2007-2011, especial para este site.

Dados pessoais e formação

• Nascido aos 23/07/1921, em Fiscal, distrito de Braga, Portugal (quase 90 anos de idade);
• 16/02/1950 – admissão à Ordem III;
• 20/02/1951 – profissão na Ordem III (60 anos de Vida Franciscana);
• 12/06/1953 – admissão ao Noviciado da Ordem I, em Rodeio, SC;
• 13/06/1954 – primeira profissão;
• 13/06/1957 – profissão solene;
• 08/06/1954 – Agudos;
• 30/07/1962 – Rodeio;
• 25/07/1963 – Rio Negro – seminário;
• 15/07/1966 – Agudos – cozinheiro;
• 15/01/1971 – São Sebastião – manutenção da casa e cozinheiro;
• 03/12/1974 – Luzerna – seminário
• 02/02/1978 – São Paulo – São Francisco – chefe de cozinha
• 25/01/1984 – Campo Grande, MS – serviços fraternos
• 21/01/1989 – Niterói – serviços fraternos
• 08/10/1991 – Mörmter, Alemanha – serviços fraternos
• 06/10/1993 – Amparo – serviços fraternos
• 16/05/2001 – Agudos – serviços fraternos
• 02/09/2010 – Bragança Paulista – tratamento

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS