Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Maurício José Pinheiro

* 09.03.1960       †20.09.2010

Frei Maurício faleceu às 13h00 de hoje, na UTI do Hospital São Francisco de Assis, de Jacareí, SP, onde estava internado há mais de dez dias, devido a meningite fúngica, causa de sua morte. A missa de exéquias será celebrada amanhã, em Ubatuba, SP, na paróquia em que ele trabalhava, às 10h00, e, em seguida, seu corpo será transladado para São Paulo, e sepultado no Cemitério do Santíssimo Sacramento.

Há poucos dias Frei Maurício havia conversado com Frei Fidêncio e mostrara-se motivado a retornar à Fraternidade Provincial. Desde 22.11.2000, Frei Maurício, por indulto de licença e exclaustração, estava a serviço da Diocese de Caraguatatuba, SP.

Sobre Frei Mauricio Pinheiro

Conheci  Frei Maurício Pinheiro no ano de 1989, em Sorocaba. A minha paróquia de Santo Antonio, na Árvore Grande, depois da presença de Frei Aquiles Kloecner e de Frei Bruno Kreling, recebeu alguns frades novos para trabalhar nas três Paróquias. Entre eles, Frei Maurício. Eu participava do grupo de jovens da Paróquia, mas não tinha despertado para a vocação franciscana. Vi o Frei Mauricio pela primeira vez numa reunião de jovens. Estava ele, recém-ordenado, com seu violão, pois sabia cantar bem. Senti minha vocação começar com a presença e o carisma de Frei Maurício, como também de Frei Cid Tadeu que era o pároco naquele tempo. Comecei a fazer os encontros vocacionais na Paróquia Bom Jesus, apoiado por Frei Maurício e por um grande grupo de casais. Fiz o 30º encontro de Emaús, momento que foi decisivo para o meu querer vocacional.

No ano de 1991, entrei , então,  em Agudos. Nunca me esqueço deste tempo. Aliás, todos nós, frades, não esquecemos  do nosso primeiro encanto vocacional. Depois que Frei Maurício trabalhou em Vila Dionísia, ficamos sabendo que tinha se licenciado da Ordem. Há pouco tempo, ele tinha conversado com Frei Fidêncio sobre seu retorno à Ordem. Mas, veio-nos então a notícia de sua enfermidade. Acredito que os frades que ficam licenciados da Ordem passam por um momento de ruptura vocacional muito grande. Às vezes não encontram muita ajuda e outros nem a querem.

 Cada frade, com certeza, passa por este momento de re-avaliação da própria escolha da vocação, e isto é positivo. São Francisco também passou por estes momentos no início da sua vocação. Nas reuniões daqui da nossa diocese de Caraguatatuba, sempre conversávamos com ele e acreditávamos que se sentia contente trabalhando na Paróquia Nossa Senhora das Dores. Neste momento em que a irmã morte nos leva este nosso irmão, resta-nos nossa oração em comunhão com nosso frade falecido e votos de consolo e esperança para os familiares. Que ele cante agora os louvores do Pai Altíssimo!

Frei Carlos Nunes Corrêa

Dados pessoais e formação

• Nascimento: 09.03.1960 (50 anos)
 Natural de Osasco-SP.
• 20.01.1981 – Admissão ao Noviciado da Ordem Franciscana, em Rodeio-SC.(29 anos de Vida Franciscana).
• 20.01.1982 – Primeira profissão temporária dos votos simples, em Rodeio-SC.
• 1982-1987 – Estudos de Filosofia e Teologia, em Petrópolis-RJ.
• 04.01.1984 – Recepção dos ministérios de Leitor e Acólito, São Paulo-SP.
• 02.08.1985 – Profissão solene dos votos perpétuos, em Petrópolis-RJ.
• 08.08.1987 – Ordenação diaconal, em Petrópolis-RJ, por D. Quirino Adolfo Schmitz, bispo emérito de Teófilo Otoni-MG.
• 25.06.1988 – Ordenação presbiteral, em Osasco-SP – Igreja Santa Izabel – por D. Francisco Manuel Vieira (22 anos de Ministério Sacerdotal).

Atividades na Evangelização e Pastoral

• De janeiro a agosto de 1988 – Estágio pastoral, em Londrina-PR.
• De setembro a dezembro de 1988 – Residindo no Convento São Francisco, em São Paulo, atendia a Paróquia de Rio Grande da Serra, São Paulo-SP.
• 1989-1997 – Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, em Sorocaba-SP: 1989-1994 – Vigário paroquial; 1995-1997 – Pároco.
• 1998 – Paróquia São João Batista, em São João de Meriti-RJ – Vigário paroquial.
• 1999-2000 – Paróquia N. Sra. de Fátima, Vila Dionísia (Região Santana), em São Paulo-SP: 1999: Vigário paroquial; 2000: Pároco e coordenador da Fraternidade.

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download redmi firmware
Download WordPress Themes Free
online free course
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS