Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

José Alves da Cruz

* 12.02.1938        †16.06.2002

Faleceu no dia 16 de junho, por volta das 11h30, no Hospital Santa Helena, SP. Operado de câncer no pâncreas, fígado e estômago, no dia 08.05, permaneceu 46 dias na UTI, em estado sempre mais grave. Foi mantido em coma induzido até vir a falecer.

O frade menor

Não é difícil falar dos traços da personalidade de Frei José, porque não é necessário inventar nada. Como pessoa e como religioso franciscano, ele foi um homem feliz e realizado. Descobriu a alegria de servir nas coisas simples da vida. Tantos anos como porteiro, aprendeu a lidar com as diferenças, sem no entanto, perder a sensibilidade.

Para seus confrades era uma presença de bondade, alegria, bom-humor permanente. Quase nunca o víamos de mal humor, nem mesmo quando estava doente.

Extremamente dedicado à fraternidade, seja pela sua fidelidade no trabalho, seja pela sua presença na vida das casa e das pessoas. Quando não estava na portaria, estava na sua pequena marcenaria confeccionando seus “taus” e crucifixos. Entendia também de eletricidade e eletrônica. Chegou a fazer um curso quando viveu no Rio de Janeiro.

Porém, a alma de tudo isto certamente era sua piedade, cultivada com fidelidade diária numa vida e spiritual séria e empenhada.

Neste ano, sentimos sua falta, de modo especial na Trezena e festa de Santo Antônio, que ele preparava e organizava com carinho e competência. Seus amigos da Paróquia e Santuário também sentiram sua falta, do seu sorriso fácil, generoso e acolhedor.

Hoje, o céu deve ter ficado um pouco mais alegre, pois Frei José chegou lá! Que ele interceda por todos nós, junto do Cristo, a quem ele serviu com fidelidade e devoção genuinamente franciscanas! Frei José, descanse em paz!

Dados Pessoais

Natural: nasceu no distrito de Vargem Alta, município de Cachoeiro do Itapemirim, ES, em 12/02/1938 (64 anos de idade e 40 anos de Vida Franciscana).
17/09/1961: ingressou no Seminário São Luís de Tolosa, em Rio Negro, PR, para o noviciado na Ordem Terceira.
18/09/1962: fez sua profissão como Irmão Terceiro. Permaneceu em Rio Negro até fevereiro de 1965.
01/05/1965: iniciou seu noviciado na Ordem I, em Rodeio, SC.
02/05/1966: fez sua 1ª profissão religiosa na Ordem I.
janeiro de 1967: transferido para o Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, SP, para o serviço de porteiro, sacristão e limpeza da casa.
07/07/1969: fez a sua profissão solene dos votos perpétuos, em Rodeio-SC.
Setembro: do mesmo ano (67), transferido para o Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro, com a função de porteiro.
1986: transferido para o Convento do Sagrado Coração de Jesus Em Petrópolis, RJ, também como porteiro.
1995: última transférência: para São Paulo, como porteiro do Convento e Santuário São Francisco.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download karbonn firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS