Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei José Alves da Cruz

* 12.02.1938        †16.06.2002

Faleceu no dia 16 de junho, por volta das 11h30, no Hospital Santa Helena, SP. Operado de câncer no pâncreas, fígado e estômago, no dia 08.05, permaneceu 46 dias na UTI, em estado sempre mais grave. Foi mantido em coma induzido até vir a falecer.

O frade menor

Não é difícil falar dos traços da personalidade de Frei José, porque não é necessário inventar nada. Como pessoa e como religioso franciscano, ele foi um homem feliz e realizado. Descobriu a alegria de servir nas coisas simples da vida. Tantos anos como porteiro, aprendeu a lidar com as diferenças, sem no entanto, perder a sensibilidade.

Para seus confrades era uma presença de bondade, alegria, bom-humor permanente. Quase nunca o víamos de mal humor, nem mesmo quando estava doente.

Extremamente dedicado à fraternidade, seja pela sua fidelidade no trabalho, seja pela sua presença na vida das casa e das pessoas. Quando não estava na portaria, estava na sua pequena marcenaria confeccionando seus “taus” e crucifixos. Entendia também de eletricidade e eletrônica. Chegou a fazer um curso quando viveu no Rio de Janeiro.

Porém, a alma de tudo isto certamente era sua piedade, cultivada com fidelidade diária numa vida e spiritual séria e empenhada.

Neste ano, sentimos sua falta, de modo especial na Trezena e festa de Santo Antônio, que ele preparava e organizava com carinho e competência. Seus amigos da Paróquia e Santuário também sentiram sua falta, do seu sorriso fácil, generoso e acolhedor.

Hoje, o céu deve ter ficado um pouco mais alegre, pois Frei José chegou lá! Que ele interceda por todos nós, junto do Cristo, a quem ele serviu com fidelidade e devoção genuinamente franciscanas! Frei José, descanse em paz!

Dados Pessoais

Natural: nasceu no distrito de Vargem Alta, município de Cachoeiro do Itapemirim, ES, em 12/02/1938 (64 anos de idade e 40 anos de Vida Franciscana).
17/09/1961: ingressou no Seminário São Luís de Tolosa, em Rio Negro, PR, para o noviciado na Ordem Terceira.
18/09/1962: fez sua profissão como Irmão Terceiro. Permaneceu em Rio Negro até fevereiro de 1965.
01/05/1965: iniciou seu noviciado na Ordem I, em Rodeio, SC.
02/05/1966: fez sua 1ª profissão religiosa na Ordem I.
janeiro de 1967: transferido para o Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, SP, para o serviço de porteiro, sacristão e limpeza da casa.
07/07/1969: fez a sua profissão solene dos votos perpétuos, em Rodeio-SC.
Setembro: do mesmo ano (67), transferido para o Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro, com a função de porteiro.
1986: transferido para o Convento do Sagrado Coração de Jesus Em Petrópolis, RJ, também como porteiro.
1995: última transférência: para São Paulo, como porteiro do Convento e Santuário São Francisco.

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download lenevo firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS