Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Orlando Bernardi

* 14.09.1933    +13/03/2015

orlando

 

Aos 81 anos, faleceu nesta sexta-feira (13/03), às 19h15, Frei Orlando Bernardi, em consequência de um câncer generalizado, que foi diagnosticado em dezembro do ano passado.

Seu sepultamento será neste sábado, após a Missa de Missa de Exéquias, às 15 horas, no cemitério do Convento São Boaventura, em Rondinha (PR).

Como contou Frei Nelson José Hillesheim em boletins constantes sobre o estado de saúde de Frei Orlando, em dezembro do ano passado ele foi pego de surpreso ao receber o diagnóstico de um tumor maligno.

Começou imediatamente tratamento com quimioterapia. Aparentemente, parecia estar superando a doença. “Frei Orlando se encontra melhor. Está fazendo quimioterapia semanal. Superou as dores e está bastante confiante. Consegue participar da vida da comunidade, porém sem muitas forças para seu trabalho de traduções”, informava Frei Nélson.

Mas no dia 04/02/15, teve que ser internado com falta de ar e mal-estar devido a uma trombose pulmonar, consequência da quimoterapia. Ficou internado até dia 10/02/15, quando voltou para casa animado”.

Novamente, a doença não deu trégua e, no dia 12 de fevereiro à noite, começou a ter complicações: vômito de sangue e um mal-estar com falta de ar, tendo o quadro se agravado no dia seguinte. Foi internado no Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba, onde permaneceu até o seu falecimento nesta sexta-feira.

Dados pessoais, formação e atividades

Nascimento: 14.09.1933 (81 anos de idade), em Marau (RS)
Admissão ao Noviciado: 21.12.1955, em Rodeio, SC
Profissão solene: 22.12.1959
Ordenação Presbiteral: 15.12.1961
1957-1958 – Curitiba – Estudos de Filosofia
1959-1962 – Petrópolis – Estudos de Teologia
1962 – Roma – Anthonianum
1965 – Petrópolis – Professor de Teologia
1966 – Curitiba – Professor de Teologia e Discreto
1968 – Petrópolis – Professor
1979 – Niterói – Guardião e pároco
1982 – Rio de Janeiro/Ipanema – Guardião e Vigário
1986 – Rio de Janeiro/Ipanema – Guardião e Vigário
1989 – Petrópolis – Diretor comercial da Editora Vozes
1992 – São Paulo/Pari – Vigário Paroquial e Vigário da Casa
1993 – São Paulo/Pari – Guardião
1995 – São Paulo/Pari – Vigário da Casa, a serviço da USF
1966 – Bragança Paulista – A serviço da USF
1997 – Brangança Paulista – Vigário da casa, a serviço da USF
2002 – Rondinha – Faculdade de Filosofia São Boaventura
2003 – Rondinha – Vigário da Casa
2006 – Bragança Paulista – A serviço do IFAN
2009 – Rondinha – A serviço do IFAN
2012 – Rondinha – A serviço do Ifan e assistente regional da OFS

O FRADE MENOR

Doutor em Teologia sistemática e perito em franciscanismo, Frei Orlando era conhecido por ser um mestre de poucas palavras. Mas, como disse o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, sua sisudez era só aparente e “por dentro não passava de uma pessoa emotiva e carinhosa”.

Autor de vários livros, com destaque para os de pedagogia franciscana, Frei Orlando lançou em fevereiro pela Editora Bom Jesus “Do pensar e agir franciscanamente”.

Segundo Frei Orlando, “o agir franciscanamente tem como tarefa mostrar, sempre e em tudo, que o ser humano e as criaturas são uma constante epifania de um amor e uma bondade sem limites”.                                            ‘

Em seu livro “Francisco de Assis: um caminho para educação” (2002), Frei Orlando Bernardi afirma que a grande revelação franciscana, ou seja, a grande pedagogia de Francisco de Assis foi perceber no leproso o caminho que conduz a Deus. Frei Orlando, explicando o encontro de Francisco com o leproso, mostra que Francisco teve misericórdia e que manifestou o vivo amor que ardia em seu coração. Ele experimenta a misericórdia como uma força misteriosa e surpreende, que se abriga no coração humano e que transforma o amargor em doçura de corpo e alma. Além disso, ela possui a capacidade de revelar a grandeza do humano frente à mais deprimente das situações da vida.

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free
download mobile firmware
Download WordPress Themes
free download udemy paid course
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS