Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lindolfo Schmitz

* 19.06.1955               †13.03.2006

Segundo as informações de Frei Adriano Freixo Pinto, Frei Lindolfo já havia feito um primeiro vôo de ultraleve no mês de janeiro, com seu amigo de Atalanta, Sr. Jair Welker Baun, proprietário do aparelho. Ontem, celebrou missa na matriz de Ituporanga, às 16 horas e, em seguida, foi para Atalanta, onde teria uma reunião na igreja, às 19 horas. No sábado, já havia combinado com o Jair este segundo passeio, na localidade de São João, onde está a pista e o hangar.

Eles estavam juntos no aparelho. Segundo os vizinhos do local, era aproximadamente 17h45 quando, após subir uns 40 metros, o aparelho caiu, num barranco ao final da pista, e pegou fogo. Foram estes vizinhos os primeiros a socorrer os dois. Segundo eles, Frei Lindolfo foi arremessado fora do avião.

O piloto teve que ser retirado em meio as chamas. Lindolfo quebrou o pescoço e teve afundamento no lado esquerdo do tórax. Faleceu a caminho do hospital em Rio do Sul, provavelmente pelas 18 horas. O Sr. Jair sofreu várias fraturas e queimaduras e se encontra em estado grave no Hospital Alto Vale, em Rio do Sul. Depois da autópsia, o corpo de Frei Lindolfo foi trazido para Ituporanga, por volta da 1 hora da madrugada.

D. José Jovêncio Balestieri, neste horário, já celebrou a primeira missa de corpo presente. Na manhã desta terça-feira (dia 14), seguiram-se outras três missas com os fiéis de Ituporanga e seus familiares de Gaspar. Após a missa das 10 horas, o corpo será transportando para Belchior Alto, Gaspar, onde será velado durante a tarde e à noite. Será sepultado amanhã, dia 15, após a missa exequial das 9 horas.

O Frade Menor

. O segundo confrade, natural de Gaspar, falecido neste ano de 2006. D. Carlos Schmitt o antecedeu na morte. Sua morte prematura deixou a todos sem entender o que se passou. Parece que não há explicação plausível.

• Lindolfo tinha um caráter forte, decidido, determinado. Em tudo. Era seu 2º vôo em ultra-leve. E Deus o chamou… para o vôo mais alto da ressurreição. Interrompeu sua quaresma para antecipar sua páscoa.

• Em seu relato auto-biográfico (1998) conta que, desde muito jovem cultivou o desejo de consagrar-se a Deus pelo sacerdócio, mesmo com as dificuldades financeiras da família. Ele é o filho mais velho. E com esta determinação, enfrentou todos os anos de formação franciscana e os estudos.

• Sempre foi um curioso, auto-didata, pesquisador na área da eletrônica e eletrotécnica. Já como seminarista, aproveitava muito do seu tempo livre para suas áreas de interesse particular, o que incluía também o gosto pela música e instrumentos.

• Na Rádio e TV de Pato Branco encontrou o terreno fértil e adequado para seu talento pessoal. Nos seus quase 20 anos alí, aprofundou seus conhecimentos e sobretudo o seu aprimoramento em comunicação. Tinha voz, talento, dom e vigor de comunicador. E soube colocar tudo isto a serviço do Evangelho.

• Se há um consolo para tentar atenuar o impacto da sua morte, quem sabe seja a intensidade com a qual ele viveu todas as coisas, com a força, com a alegria e com a disposição de quem tem pressa de chegar à meta final. Que Deus o receba em sua casa e seja a sua recompensa!

Dados Pessoais

• Nascimento: 19.06.1955 – 51 anos incompletos.
• Natural de Belchior Alto, município de Gaspar-SC.
• É o mais velho dos quatro filhos do casal Pedro Plácido e Lúcia Schmitz.
• Em 1969, ingressou no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga-SC, onde cursou o os primeiros estudos do Ensino Básico, até o ano de 1971.
• A partir de 1972, no Seminário Santo Antônio, em Agudos-SP, concluiu a 7ª e 8ª séries e os três anos do Ensino Médio, até o ano de 1976.
• Em 20.01.1977 foi admitido ao noviciado franciscano, em Rodeio-SC, iniciando sua formação como frade menor.
• Um ano depois, em 20.01.1978, fez a sua primeira profissão religiosa dos votos temporários, ao término do noviciado. Viveu, portanto, 29 anos como franciscano.
• Nos anos de 1978 a 1983, cursou os estudos de Filosofia e Teologia, no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis-RJ.
• Em 01.08.1981, fez a profissão dos votos solenes perpétuos na Ordem dos Frades Menores.
• Em 05.06.1982, ordenado diácono, em Petrópolis-RJ.
• Em 02.07.1983, ordenado presbítero, em Gaspar, pelas mãos de D. Quirino Schmitz. Viveu 22 anos como sacerdote.

Atividades na Evangelização

• De agosto de 1983 a abril de 2003 – vigário paroquial em Pato Branco-PR; e nos anos de 2002 e 2003, Vice-presidente da Fundação Celinauta (Rádio e TV, em Pato Branco).
• 2004-2006 – Guardião e pároco, em Ituporanga-SC.

Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download mobile firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS