Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Leonir Ansolin

* 09.12.1964  † 13.07.2020

 

Frei Leonir estava em tratamento desde março de 2018. Começou-se a investigação sobre os sintomas da doença no Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá. Devido à complexidade do caso, veio tratar-se em São Paulo e, depois de muitas idas e vindas entre diferentes médicos, exames, hospitais e diversas internações, foi operado. Na ocasião foi constatado um tumor no pâncreas e também em outros órgãos. Depois disso passou por um longo e sofrido tratamento quimioterápico. Desde o final de maio deste ano, Frei Leonir estava sendo acompanhado com cuidados paliativos na Fraternidade do Convento São Francisco, em São Paulo. Na medida do possível, participando da vida fraterna, com as dores controladas à base de medicamentos. Ainda no dia 2 de julho recebera a visita de seu irmão e da irmã, que vieram do Paraná. Logo após essa visita, no dia 6 de julho, o problema da hérnia no abdômen, que vinha causando-lhe grande incômodo, agravou-se, culminando na exposição da alça intestinal. Frei Leonir foi conduzido ao Pronto Socorro do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), aonde vinha fazendo o acompanhamento da enfermidade. Foi encaminhado para uma cirurgia de emergência. Permaneceu em recuperação no hospital, mas já não conseguia alimentar-se bem e fazia uso de fortes sedativos. Na manhã do dia 13, Frei Mário Tagliari e o enfermeiro João estiveram no hospital e rezaram juntos. Frei Leonir já pouco respondia. Às 17 horas foi constatada sua morte: insuficiência renal, consequência de neoplasia de pâncreas. Conforme vontade manifesta pelo próprio confrade, Frei Leonir foi sepultado no mausoléu dos frades, no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, SP , na tarde da terça-feira, dia 14 de julho.

O frade menor

Frei Leonir é o primeiro filho de seis irmãos do casal Antônio Ansolin e Maria Donassolo Ansolin. Nascido em Nova Prata-RS, ainda muito novo, mudou-se com a família para Toledo-PR. Com apenas 15 anos, já ingressava na formação franciscana. A fé firme dos pais e da comunidade, onde crescia, foi fundamental para seu despertar vocacional.

Seu itinerário formativo e de trabalho na Província foi marcado pelo seu temperamento sóbrio e constante. Ele mesmo se descrevia como alguém simples, quieto, um pouco tímido e introvertido. Essa era também sua marca nas relações. Calmo e pacífico. Sempre disposto ao serviço fraterno, como comprovam suas transferências. O gosto pela terra e pelos serviços mais simples o moveram como frade e ser humano. Sobre a vida religiosa franciscana afirmava que a fraternidade, com a sua diversidade, o encantava. Em 2019, perguntado sobre alguma coisa que gostaria de realizar ou ter realizado e ainda não fora possível, disse que seria aprender a arte da marcenaria.

Aos frades que tiveram a possibilidade de conviver com este irmão, a marca da generosidade fraterna se fez presente. Na Sede Provincial estão algumas cartas de frades que pediam a sua permanência em algumas fraternidades por onde passou:

“… corremos o risco de desestabilização generalizada, sobretudo pela ausência de Frei Leonir, que representa para nossa Fraternidade uma coluna de sustentação sólida pelo trabalho que realiza e pela integração interna”…

…“No momento atual todos estão de acordo que sua permanência é sinal de bênção e enriquecimento para a fraternidade”…

Nos últimos dois anos frei Leonir viveu uma verdadeira via-crúcis. Os frades e o enfermeiro João, que conviveram de perto com ele nesse tempo, e presenciaram sua peregrinação, viram sua força, mansidão e testemunho de vida.

“Quando o visitei há duas semanas demonstrava desconforto com as dores, mas não manifestou descontentamento. Sempre agradecido à Província e aos frades por tudo. Belo testemunho de fraternidade”.

“Mesmo na dor e no sofrimento testemunha sua adesão ao Cristo”.

“Frei Leonir tem se mostrado muito forte e surpreende a cada momento, verdadeiro guerreiro e cheio da vontade de viver”.

Sua humildade na vida fraterna e perseverança na adversidade são ensinamentos que nos deixa como herança.

R.I.P.

Frei Jeâ Paulo Andrade


Dados pessoais, formação e atividades:

Nascimento: 09.12.1964 (55 anos de idade)
Nova Prata, RS.
Vestição: 18.01.1985 – Rodeio
Primeira Profissão: 10.01.1986 (34 anos de Vida Franciscana)
Profissão Solene: 06.09.1992
1986 – 1988 – Rondinha – estudos de Filosofia;
1989 – Agudos – serviços fraternos;
1991 – Curitiba – porteiro e serviços gerais;
1997 – São Paulo/Convento São Francisco – serviços gerais;
2000 – Agudos – apicultor/serviços gerais;
2003 – Petrópolis/ITF – serviços gerais;
2004 – Agudos – administração da fazenda do Seminário
2009 – Agudos – vigário da casa
2012 – Agudos – guardião
2013 – Agudos – vice-orientador dos aspirantes e ecônomo
2016 – Guaratinguetá – vigário da casa e a serviço da evangelização

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
free online course
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS