Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Carmelo Surian

* 16.10.1923          + 01.10.2008

Faleceu hoje, dia 1º, no Hospital de Agudos, por volta das 9h30, em conseqüência de insuficiência cardíaca. No dia 22 de setembro, examinado pelo médico, que constatou uma anemia muito profunda e dificuldade em respirar. Na tarde do mesmo dia foi removido e internado no hospital da cidade. Teve uma melhora relativa.  Durante a noite de ontem, teve uma hemorragia interna agravando muito o seu quadro geral.

A missa exequial será celebrada hoje, às 17 horas, na Capela do Seminário Santo Antônio, em Agudos, SP, seguida do sepultamento, às 18 horas.

O Frade Menor

– Frei Carmelo viveu uma vida rica e fecunda sobre muitos aspectos. Nascido e criado no seio de uma família extremamente religiosa, participou intensamente, na infância e adolescência, da vida dos frades no Convento São Francisco, o que marcou profundamente o seu modo de ser e a vocação franciscana.

– Sofreu muitas dificuldades com as limitações da saúde (perda da audição) durante os anos da formação, o que lhe ocasionou uma luta de superação inigualável. Talvez, exatamente por isso, tenha desenvolvido uma mística franciscana tão forte, no que se refere ao seguimento do Cristo, pobre, humilde e crucificado.

– Ao longo de sua vida, os inúmeros problemas de saúde e as sucessivas cirurgias (mais de 20), foram-lhe minando a extraordinária capacidade de trabalho, mas não aquela inquebrantável disposição interior de rezar, ler e estudar, refletir, contemplar e escrever… Nos últimos anos, em Agudos, a TV o colocava sintonizado com a vida da Igreja, como espectador atento e constante da Rede Vida. Estava ‘por dentro’ de tudo.

– Dedicou grande parte do seu tempo, como frade e sacerdote, no cultivo e na assistência da espiritualidade franciscana secular (OFS), na mesma esteira dos grandes entusiastas do nosso passado: Frei Mateus Hoeppers, Frei Egberto Prangenberg, Frei Tadeu Hoenighausen, fundando e assistindo as fraternidades por onde passou. Para muitos irmãos e irmãs seculares, Frei Carmelo é uma referência de vida e fidelidade ao ‘carisma franciscano total’, como ele costumava se referir à nossa integração na Família Franciscana.

– Outro aspecto a se ressaltar é o da sua produção pastoral, teológica e espiritual no campo das publicações. Sempre capaz de descobrir um novo ou esquecido filão da vida cristã e da espiritualidade franciscana, para repassar aos irmãos e irmãs. Suas publicações não caíram no lugar comum, mas se tornaram alimento substancial para nutrir filhos e filhas de Francisco e Clara.

– Por tudo isso, e muito mais, a figura de Frei Carmelo Surian nos remete àquela fidelidade e vocação de viver a consagração até as últimas conseqüências, mesmo em meio ao sofrimento físico e, até um certo esquecimento no final da vida. Curiosamente, ele realizou seu “trânsito” exatamente no dia dedicado à Santa Teresinha de Jesus, por quem tinha uma devoção particular, na mesma identificação de viver o abandono total ao Cristo. Deus o receba e seja tua recompensa!

Dados Pessoais e Formação 

• 16.10.1923 – nascimento, em São José do Rio Pardo, SP (85 anos incompletos).
• Nome de batismo: Mário Max Surian
Filho do casal Leopoldo Surian e Emília Surian, que teve 12 filhos (4 homens e 8 mulheres), dos quais Frei Carmelo, Frei Floriano e Léa Marina, franciscanos da Ordem I.
• 1939-1948 – Estudos no Seminário São Luís de Tolosa, em Rio Negro, PR, alternando períodos de tratamento de saúde, em São Paulo, SP.
• 19.12.1948 – Admissão ao Noviciado Franciscano, em Rodeio, SC (60 anos de vida franciscana).
• 20.12.1949 – Primeira profissão religiosa dos votos temporários, Rodeio.
• 1950-1951 – Estudos de Filosofia, em Curitiba, PR.
• 1952-1956 – Estudos de Teologia, em Petrópolis, RJ.
• 20.12.1952 – Profissão solene dos votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores.
• 21.12.1954 – Ordenação diaconal, Petrópolis.
• 30.06.1955 – Ordenação presbiteral, Petrópolis (53 anos de ministério sacerdotal).

Atividades na Evangelização e Pastoral 

• 1956-1958 – São Lourenço, MG – Vigário paroquial (fundação da OFS: 50 anos em 2008)
• 1959-1960 – Curitiba, PR – Pároco – Senhor Bom Jesus; Assistente OFS e Procurador Vocacional.
• 1961 – São Paulo, SP – Capelão do Hospital da Beneficência Portuguesa
• 1962 – Ipanema – Rio de Janeiro, RJ – Vigário paroquial.
• 1963-1968 (setembro) – Petrópolis, RJ – Editora Vozes.
• 1968 (outubro) – 01.12.1973 – Estudos de especialização e doutorado, na França e em Roma, Itália.
• 1974-1979 – Niterói, RJ – Guardião e Pároco.
• 1980-1983 (outubro) – São Lourenço, MG – Guardião e Pároco.
• 1983-2002 (junho) – Centro de Espiritualidade N. Sra. das Graças, Guaratinguetá, SP – Cursos e retiros para as fraternidades da OFS no Vale do Paraíba.
• 2002 (julho) – 2008 – Seminário Santo Antônio, Agudos, SP – tratamento.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
online free course
download micromax firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS