* 16/03/1919 † 25/02/2017
Na manhã do dia 25 de fevereiro de 2017, o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, comunicava aos frades a notícia de falecimento de Frei Ascânio Luiz Sant’Ana, o frade sênior da Província, que no mês de março completaria 98 anos de idade. Há mais tempo Frei Ascânio estava acamado, oscilando entre momentos de lucidez e esquecimento, por conta da enfermidade e idade. Assim, na manhã de sábado, na Fraternidade São Francisco de Assis de Bragança Paulista, de nós se despediu para habitar as mansões celestes.
O corpo de Frei Ascânio foi transladado para o Postulantado Frei Galvão, em Guaratinguetá, onde foi sepultado no jazigo dos frades, como era seu desejo.
Na lembrança da Profissão Solene, com a estampa de Nossa Senhora Aparecida, Frei Ascânio Sant’Ana imprimiu duas frases que certamente descrevem sua vida como frade menor: “Meu Deus e meu tudo!” e “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. E agradece a todos que, com suas orações e sacrifícios, o ajudaram a alcançar tão grande graça. E nesta manhã, ao se despedir de nós, certamente a fé proclamada no dia da Profissão Solene, alcançou a plenitude da graça da jaculatória “Meu Deus e meu tudo”.
Dados Biográficos:Nascimento: 16 de março de 1019, em Santana de Bicas, Itajubá, MG Atividades:1953-1971: Agudos, Fazenda do Seminário. |
Ao olhar sua ficha biográfica, nos trabalhos que exerceu como frade menor, percebemos uma característica na vida deste nosso bom mineiro de Itajubá: por onde passou, nas diferentes fraternidades, foi um cuidador da casa. E como sempre foi cuidador, nos últimos cinco anos mereceu a paciência, o cuidado e o carinho da Fraternidade e cuidadores/as da casa de Bragança Paulista. E como cuidador caseiro, só podia deixar que a irmã morte o visitasse onde gostava de estar: em casa.
E assim partiu para a casa do Pai. Descanse em paz, Frei Ascânio!
O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel presidiu a Missa de Exéquias que foi celebrada na Capela do Postulantado. Em seguida, o sepultamento foi no Jazigo dos Frades, que lembra a Capela da Porciúncula.