Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Clementino Pasinski

* 28.08.1916               †13.01.2001

O falecimento de Frei Clementino, ocorreu às 6h15 do dia 13 de janeiro, em conseqüência de parada cardíaca. Faleceu no próprio convento de Lages, aos 84 anos.

SOBRE A PASSAGEM DE FREI CLEMENTINO

A presença de Frei Clementino no Convento do Patrocínio de São José nesse último triênio foi significativa porque fraterna e bem-humorada.

Com serenidade acompanhou de perto a reestruturação do Colégio e a grande reforma do Convento. “Novos Tempos”!, dizia com freqüência.

Não obstante a idade avançada, se manteve fiel tanto no registro da economia da fraternidade como no atendimento aos doentes do hospital.

Embora impaciente, mostrou-se sempre sincero e bem-humorado; prestativo na correção fraterna e preocupado com a vida da Província.

Em fins do ano passado, quando à mesa para a ceia, já anunciou ser aquele seu “último Natal” junto à nossa “fraternidade reduzida”.

Preocupado com sua diabetes passou ao controle diário dos dois índices, que particularmente o incomodavam: a glicose e a pressão.

A fraqueza já o levava a procurar sempre o auxílio de alguém para se locomover. As quedas se tornaram mais freqüentes e até seu desinteresse pelo futebol mostrou-se um mau sinal.

Na véspera de seu falecimento, após relutar um pouco, concordou com sua transferência para Rodeio, onde poderia ser melhor atendido.

Entretanto, sua última queda, retornando do refeitório para o quarto, acordou-nos na madrugada. Foi só o tempo de acomodá-lo na cama, e nosso irmão partiu.

De 1980, quando foi transferido de Canoinhas para Lages, até hoje passaram-se 21 anos. Quantos o conheceram comentam de sua simpatia e simplicidade.

Agora, junto de Deus, possa Frei Clementino inteceder pela Fraternidade Provincial e por nosso Seminário Frei Rogério, a fim de que guardemos nossa vocação sem nunca perder a serenidade e a alegria.

Dados Pessoais

Natural: Bottrop, Alemanha
Chegada ao Brasil: 03.05.1935
Vestição: 19/12/1936 (64 anos de Vida Franciscana)
Profissão Simples: 20/12/1937
Profissão Solene: 20/12/1940
Ordenação Sacerdotal: 29/11/1942 (58 anos de sacerdócio)
Sepultado: no mesmo dia 13, em Lages – SC, após a missa exequial às 17h00. R.I.P.

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download samsung firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course
ACESSE A LISTA COMPLETA DE FRADES FALECIDOS