* 28.08.1916 †13.01.2001
O falecimento de Frei Clementino, ocorreu às 6h15 do dia 13 de janeiro, em conseqüência de parada cardíaca. Faleceu no próprio convento de Lages, aos 84 anos.
SOBRE A PASSAGEM DE FREI CLEMENTINO
A presença de Frei Clementino no Convento do Patrocínio de São José nesse último triênio foi significativa porque fraterna e bem-humorada.
Com serenidade acompanhou de perto a reestruturação do Colégio e a grande reforma do Convento. “Novos Tempos”!, dizia com freqüência.
Não obstante a idade avançada, se manteve fiel tanto no registro da economia da fraternidade como no atendimento aos doentes do hospital.
Embora impaciente, mostrou-se sempre sincero e bem-humorado; prestativo na correção fraterna e preocupado com a vida da Província.
Em fins do ano passado, quando à mesa para a ceia, já anunciou ser aquele seu “último Natal” junto à nossa “fraternidade reduzida”.
Preocupado com sua diabetes passou ao controle diário dos dois índices, que particularmente o incomodavam: a glicose e a pressão.
A fraqueza já o levava a procurar sempre o auxílio de alguém para se locomover. As quedas se tornaram mais freqüentes e até seu desinteresse pelo futebol mostrou-se um mau sinal.
Na véspera de seu falecimento, após relutar um pouco, concordou com sua transferência para Rodeio, onde poderia ser melhor atendido.
Entretanto, sua última queda, retornando do refeitório para o quarto, acordou-nos na madrugada. Foi só o tempo de acomodá-lo na cama, e nosso irmão partiu.
De 1980, quando foi transferido de Canoinhas para Lages, até hoje passaram-se 21 anos. Quantos o conheceram comentam de sua simpatia e simplicidade.
Agora, junto de Deus, possa Frei Clementino inteceder pela Fraternidade Provincial e por nosso Seminário Frei Rogério, a fim de que guardemos nossa vocação sem nunca perder a serenidade e a alegria.
Dados Pessoais
Natural: Bottrop, Alemanha
Chegada ao Brasil: 03.05.1935
Vestição: 19/12/1936 (64 anos de Vida Franciscana)
Profissão Simples: 20/12/1937
Profissão Solene: 20/12/1940
Ordenação Sacerdotal: 29/11/1942 (58 anos de sacerdócio)
Sepultado: no mesmo dia 13, em Lages – SC, após a missa exequial às 17h00. R.I.P.