Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento São Francisco

CONVENTO SÃO FRANCISCO - SÃO PAULO

O imponente Convento São Francisco, inaugurado por Frei Dâmaso Venker em 1941, não ficou imune a ação do tempo e, com a mudança da sede do Provincialado para a Vila Clementino em 2004, isso ficou mais evidente ainda na última década. Era a hora de reformar e garantir uma vida mais longa a esta casa que é referência e símbolo da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

As reformas estão no fim e o Convento se tornou também uma casa de encontros e retiros para grupos menores de 40 pessoas, já que disponibilizará 35 suítes nos 3º e 4º andares, além de dois dormitórios coletivos para até 10 hóspedes. A Fraternidade local ocupará o sexto e quinto andares com 19 suítes.

Nos 4º e 3º andares ficam 35 suítes disponibilizadas para encontros, retiros e hospedagem. Todos os quartos terão a mesma estrutura dos quartos preparados para os frades. No terceiro andar, na parte velha, onde atualmente estão as salas de TV e Leitura, a capela interna e a sala de Recreio Santa Clara estão sendo disponibilizadas para encontros e retiros, assim como o segundo andar (o Largo São Francisco está num plano completamente diferente da Rua Riachuelo, onde se situam os fundos do Convento, que na verdade é o térreo se a entrada foi feita pela frente da Igreja), com o refeitório atual. Esses andares poderão ser acessados, além de um elevador antigo, por um elevador novo e moderno.

Ainda no terceiro andar, na outra parte lateral, onde hoje existem capelas missas privadas (três altares com pinturas de Frei Geraldo Roderfeld) e é o trajeto que leva ao coro da Capela principal, abrigará uma exposição permanente de presépios e mais atrás, onde havia a sala antiga da biblioteca, será criado um Memorial a Frei Galvão. “O nosso santo brasileiro, que morou neste Convento por 60 anos, merece ser lembrado aqui”, destaca o guardião Frei Mário Tagliari, lembrando que o belíssimo coro, ainda com suas estalas, ficará aberto para visitação e poderá abrigar exposições também.

No fundo do claustro, funcionam os escritórios do Pró-vocações e Missões Franciscanas. “A atual sacristia está se tornando uma sala penitencial. Com isso, os confessionários que foram construídos provisoriamente no corredor deixarão de existir, tornando o espaço mais limpo. A nova sacristia ficará atrás da igreja e ocupará também a sala que hoje é usada pela Pia União de Santo Antônio. “Já inauguramos no claustro, ao lado da igreja, os novos banheiros que foram totalmente custeados por um benfeitor do Convento”, explica Frei Mário.

Segundo o guardião, todos esses espaços estão sendo revitalizados.

O Convento foi inaugurado, com o nome de “São Francisco e São Domingos”, no dia 17 de setembro de 1647, festa das Chagas de São Francisco. Mais tarde, o Convento passou a ser conhecido apenas como São Francisco.

ENDEREÇO:
Fraternidade Franciscana São Francisco
Largo São Francisco, 133
Centro – São Paulo – SP
CEP: 01005-010
Telefone: (11) 3291-2401
E-mail: freimario@franciscanos.org.br

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
online free course
download intex firmware
Download WordPress Themes
udemy free download