Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Carta do Ministro Geral às Irmãs da Ordem da Imaculada Conceição na Solenidade de Santa Beatriz da Silva 2024

14/08/2024

Celebrar o mistério da Imaculada no silêncio, no louvor e nas feridas do mundo

Caríssimas Irmãs Concepcionistas,

o Senhor vos dê a Paz!

Dirijo-me novamente a vós na solenidade da Santa Madre Beatriz da Silva, depois de ter tido o dom de poder visitar algumas das vos- sas comunidades no mundo, conhecendo-vos tão de perto.
A celebração dos 800 anos dos Estigmas de São Francisco é uma ocasião preciosa para ler três pontos que considero importantes para a vossa vida contemplativa, que olha para Maria como forma.

1.Celebrar o mistério da Imaculada no silêncio e na oração
As fontes hagiográficas dizem-nos que Francisco de Assis, depois de um período intenso e num momento de “grande tentação”, retirou-se para o Alverne para uma quaresma de jejum e oração, segundo o seu costume. É precisamente neste contexto de silêncio e de oração que o Poverello recebe uma visita misteriosa. No Alverne, o profundo desejo do Poverello de seguir Cristo e de se conformar totalmente a Ele, realiza-se no encontro com o Crucificado que imprime no seu coração e no seu corpo os sinais do amor. São Boaventura resume assim a experiência de Francisco: «O verdadeiro amor de Cristo transformou o amante na própria imagem do Amado»1.
O silêncio envolveu a vida de Santa Beatriz com as suas irmãs, aquele mesmo de Maria, a Santíssima, por isso aberta à escuta e à oração.
Maria é a “cheia de graça”, cheia da beleza e santidade de Deus desde o primeiro momento da sua concepção, moldada como «a Virgem na escuta, que acolhe com fé a palavra de Deus»2.
Celebrai o mistério da Imaculada através da escuta, que amadurece num itinerário de oração, alimentado pelo estudo e pela leitura orante da Palavra de Deus contida na Sagrada Escritura. Este é o ponto decisivo para amadurecer uma vida de silêncio e oração e convido-vos a colocar a Palavra de Deus no centro. A escuta cresce na educação para o silêncio, passando da oração vocal à meditação que leva à contemplação. As condições de vida de hoje, o barulho dos meios de comunicação, a dispersão em muitas atividades, mesmo em suas casas, tornam essa jornada mais exigente. Não podemos renunciar a essa e a presença de Maria no decorrer do tempo é-nos oferecida como «presença pessoal, operativa, exemplar, espiritual. […]. É presença pneumática-pessoal em Cristo e no Espírito mediante o seu ser na comunhão dos Santos»3.
Olhando para Maria no mistério da sua total abertura ao Senhor, vós, mulheres da escuta, podeis crescer sempre nesta dimensão profunda da oração.

2.Celebrar o mistério da Imaculada no louvor
O encontro com o Amado torna-se um cântico de louvor; portanto, Francisco, depois do encontro com o Crucificado, compõe os Louvores do Deus Altíssimo, uma oração que brota de um coração enamorado, totalmente centrado no Tu divino: «Tu és o santo, Senhor Deus único, que fazes maravilhas. Tu és o forte, Tu és o grande, Tu és
o altíssimo…»4.
A Imaculada e Glorificada Virgem Maria testemunha as grandes obras realizadas por Deus através de Jesus Cristo com o poder do Espírito Santo. Ela testemunha a alegria pascal. Ela permanece para sempre, na Igreja e para a Igreja, modelo do crente que, movido e ensinado pelo Espírito Santo, quer louvar a Deus Salvador e, com o coração cheio de alegria, proclamar a esperança de que o Reino de Deus será plenamente cumprido em e por meio de Cristo Jesus, vencedor do pecado e da morte.
«Na sua exultação Maria proclamava profeticamente em nome da Igreja: A minha alma engrandece o Senhor»5. O louvor da Virgem está vivo no da Igreja, «que todos os dias apresenta ao Pai as necessidades dos seus filhos, e louva o Senhor sem cessar e intercede pela salvação de todo o mundo»6.
Celebrai o mistério da Imaculada através da oração de louvor segundo a índole mariana que vos pertence: o perene louvor do Ofício Divino, a exultação na oração pessoal de cada uma, movida pelo Espírito que desperta a alegria da fé, e a participação no louvor que, desde a criação, de muitas maneiras sobe ao Pai. O louvor está no coração do carisma franciscano que vós compartilhais.
Convido-vos a tornar-vos cada vez mais mulheres da alegria e do louvor, capazes de reconhecer os sinais do bem presentes no mundo. Assim, sois um sinal profético na “cultura do pessimismo” em que nos encontramos.

3. Celebrar o mistério da Imaculada nas feridas de hoje
O encontro com o Crucificado impele Francisco a encontrar os crucificados da história, cuja dor deseja aliviar. Recordar e celebrar Francisco tocado pelo Crucificado, solicita-nos a sair de nós mesmos para «tocar a carne sofredora de Cristo nos outros»7 e, ao mesmo tempo, a deixar-nos tocar e interpelar pelas numerosas situações dramáticas de dor e sofrimento em que muitos dos nossos irmãos e irmãs se encontram imersos no mundo todo.

O Papa Francisco nos recorda que

«Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação ma- terna deste mundo ferido. Assim como chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, assim também agora Se compadece do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas deste mundo exterminadas pelo poder humano. Ela vive, com Jesus, completamente transfigurada, e todas as criaturas cantam a sua beleza. É a Mulher «vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça» (Ap 12, 1). Elevada ao céu, é Mãe e Rainha de toda a criação. No seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza. Maria não só conserva no seu coração toda a vida de Jesus, que «guardava» cuidadosamente (cf. Lc 2, 51), mas agora compreende também o sentido de todas as coisas. Por isso, podemos pedir-Lhe que nos ajude a contemplar este mundo com um olhar mais sapiente»8.
Este novo olhar alimenta-se dos traços das virtudes de Maria, retomados magistralmente por Paulo VI na Exortação apostólica Marialis cultus. Vemos como Maria também foi transpassada pela dor da compaixão e do amor. Pensemos na compaixão amorosa e solidária pelas necessidades, dores e misérias que afligiam as muitas pessoas encontradas ou conhecidas e que vieram a saber o que Jesus estava fazendo durante sua vida pública. Mas pensemos também na comovente compaixão sentida pelos sofrimentos sofridos pelo Filho, culminando na sua morte de cruz.
É assim que Maria coopera na ação salvífica do único Mediador entre Deus e os homens, que torna eficaz, no Espírito Santo, a mediação materna, a intercessão, a compaixão e o testemunho evangélico que a Mãe glorificada exerce em favor de toda a humanidade, e em particular dos seus discípulos9. Ela recolhe, assim, o grito da humanidade e da terra, o gemido dos novos céus.
Celebrai o mistério da Imaculada Conceição participando com estas virtudes de Maria na sua cooperação na obra da salvação. O caminho é a vossa vida de silêncio, de escuta, de louvor e de serviço que segue o caminho da Virgem, entre a kenosis e a glória. Por esta razão, só podeis abrir-vos à escuta do grito dos crucificados da história, para transformá-lo em intercessão pela salvação do mundo.
Esta escuta ajuda-nos também a rever os nossos estilos de vida, para que sejam só- brios e solidários, próximos das condições das pessoas entre as quais vivemos, para que os dons da criação sejam partilhados.
Com efeito, a vida contemplativa não pode deixar de se tornar geradora de vida nova a partir das feridas do mundo.
Com estes sentimentos, caríssimas irmãs, saúdo-vos cordialmente como irmão e mantenho-vos na minha oração, pedindo a caridade da vossa recordação orante pelo meu serviço e pela Ordem.


Frei Massimo Fusarelli, OFM

Ministro geral

Assis, 6 de agosto de 2024
Trasfiguração do Senhor

Clique para acessar a Carta do Ministro geral- Solenidade de Santa Beatriz da Silva 2024

 

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free online course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course

Conteúdo Relacionado