
Entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a cidade de Belém (PA) será sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). Reunindo chefes de Estado, lideranças religiosas, cientistas, representantes de povos originários e organizações da sociedade civil, o encontro tem como missão definir compromissos concretos frente à crise climática global que ameaça o equilíbrio da Casa Comum.
A COP 30 ocorrerá no mesmo período em que a Igreja celebra o Dia Mundial dos Pobres, em 16 de novembro, uma coincidência significativa que reforça o chamado à solidariedade e à responsabilidade com os mais vulneráveis, profundamente afetados pelas mudanças climáticas.
Em sintonia com este momento histórico e no contexto do 800º aniversário do “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis, e com a Encíclica Laudato sí‘, do Papa Francisco, neste dia 28 de outubro, a Cúria da Ordem dos Frades Menores divulgou, em seu site oficial, uma Carta à COP 30 assinada pelos Ministros Gerais e pelo Presidente da Conferência da Família Franciscana. O documento se apresenta como um apelo à conversão ecológica pessoal, comunitária e global, como resposta espiritual e prática à urgência ambiental do nosso tempo.
A mensagem recorda que a conversão ecológica, inspirada pelo exemplo de São Francisco e reafirmada pelo Papa Francisco, é “uma transformação do coração e da mente” que leva a reconhecer a interconexão de toda a criação. Nesse sentido, a Família Franciscana pede que as lideranças reunidas em Belém sejam tocadas por esse mesmo espírito de conversão, comprometendo-se com ações concretas e mensuráveis em favor de um futuro sustentável e justo para todas as formas de vida.
Seguindo os mesmos apelos de milhares de irmãos e irmãs que se reunirão na capital paraense, os franciscanos também participarão de um evento especial do “Cântico das Criaturas” no dia 14 de novembro, na mesma localidade, expressando em oração e celebração o compromisso de toda a Ordem com o cuidado da criação. Que, no espírito de São Francisco, a COP 30 seja um tempo de escuta, discernimento e esperança, em que o clamor da Terra e o clamor dos pobres encontrem resposta concreta nas decisões globais.
Leia a íntegra da “Carta da Conferência da Família Franciscana para a COP 30” e una-se a esse chamado à oração e à conversão ecológica em favor da vida e da Casa Comum.
Conferência da Família Franciscana
28 de outubro de 2025
À atenção dos Irmãos e Irmãs da Família Franciscana
Um convite à oração e à conversão ecológica enquanto a comunidade mundial se reúne na COP 30 em Belém, Brasil
Irmãos e Irmãs,
O Senhor lhes dê a paz!
No espírito do 800º aniversário do Cântico das Criaturas, nós, seus Ministros Gerais e Presidente, convidamos toda a família franciscana a unir-se a nós em oração enquanto a comunidade global se prepara para se reunir em Belém, no Brasil, de 10 a 21 de novembro de 2025, por ocasião da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP-30).
Ao longo de todo o ano jubilar do Cântico das Criaturas, nossa família franciscana tem se concentrado nos valores evangélicos fundamentais que ele transmite e tem buscado novas formas de comunicá-los às pessoas do nosso tempo. No centro dessa mensagem está o convite a percorrer um caminho de conversão da mente, do coração e das ações ao longo da vida, reconhecendo a dignidade e a sacralidade de toda a vida, assim como nossa responsabilidade de cuidar uns dos outros e da nossa Irmã, a Mãe Terra.
Nosso amado Papa Francisco, agora falecido, que escolheu o nome de nosso fundador para dar nova voz ao chamado de conversão de São Francisco – e inspirado pelo próprio Cântico – convidou a Igreja e toda a humanidade a abraçar o caminho da conversão ecológica. Para o Papa Francisco, a conversão ecológica é uma transformação espiritual e filosófica do coração e da mente que reconhece a interconexão de toda a criação, conduzindo a um novo modo de ser e agir no mundo. Isso implica ver a si mesmo não como dominador, mas como um ser relacional dentro da rede cósmica de Deus. Nossa vocação é promover um compromisso profundo, pessoal e comunitário com o cuidado mútuo e com a Terra, vivendo de forma mais pacífica com Deus, com os outros e com toda a criação.
É justamente esse chamado à conversão ecológica que esperamos que permeie a Conferência das Partes em Belém. Que os líderes mundiais reconheçam a urgência do que está em jogo e se comprometam com ações concretas e mensuráveis que garantam as condições necessárias para um futuro sustentável para toda forma de vida. Unimo-nos em solidariedade com todos os nossos irmãos e irmãs franciscanos que estarão reunidos em Belém para um evento especial do “Cântico”, no dia 14 de novembro. No espírito de São Francisco, que enviava seus irmãos para anunciar a boa nova do Cântico, exortamos vocês a partilhar essa mensagem com todos que encontrarem, convidando-os a abraçar o caminho da conversão, da justiça e da paz. Como nos recordou o Papa Francisco: “Viver a nossa vocação de guardiões da obra de Deus é parte essencial de uma vida virtuosa; não é algo opcional ou secundário da nossa experiência cristã [franciscana]” (Laudato Si’, 217). “Trabalhando com dedicação e ternura, muitas sementes de justiça podem germinar, contribuindo para a paz e a esperança” (Leão XIV, Mensagem para o X Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação – 2025).
É com esse espírito que unimos nossas orações neste momento, pelo bem da humanidade e de toda a criação de Deus.
Para a glória e a honra do Deus Altíssimo.
Frei Massimo Fusarelli OFM –Ministro Geral
Frei Carlos Alberto Trovarelli OFM Conv– Ministro Geral
Frei Roberto Genuin OFM Cap – Ministro Geral
Frei Amando Trujillo Cano TOR – Ministro Geral
Frei Tibor Kauser OFS – Ministro Geral
Ir. Daisy Kalamparamban – Presidente IFC-TOR
CLIQUE AQUI E ACESSE O DOCUMENTO OFICIAL
Adriana Rabelo Rodrigues
Fonte:ofm.org


