* 15.10.1951 † 29.07.2020
Por volta das 11h30 da manhã do dia 29 de julho, a Província recebeu o comunicado do bispo franciscano da Diocese da Barra (BA), Dom Frei Luiz Flávio Cappio, sobre o falecimento de Frei Moiséis Beserra de Lima. Dom Cappio relatou que Frei Moiséis foi encontrado morto às 10 horas da manhã, em sua cama, na Casa Paroquial. Frei Moiséis estava a serviço da Diocese de Barra, atuando na Paróquia São José, na localidade de Beira Rio, na cidade de Oliveira dos Brejinhos-BA.
Após os encaminhamentos legais, o corpo foi levado para Barra no dia seguinte e sepultado na Capela mortuária da Diocese depois da Missa de Corpo presente, às 15 horas.
O frade menor
Frei Moiséis nasceu em Hidrolândia, no interior do Ceará. É o quinto filho de uma família de doze irmãos. Sua família, de origem humilde e marcada por uma forte religiosidade, foi seu sustentáculo durante a vida. O Santuário de São Francisco das Chagas, no Canindé, era o lugar de referência para toda a família. Ao menos duas vezes por ano faziam juntos a romaria para o Santuário de Canindé. Segundo Frei Moiséis, esse foi um fator determinante para o seu sim à vocação franciscana. Ainda jovem migrou para o Rio de Janeiro e, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, continuou a alimentar o desejo pela vida franciscana. Atuava, principalmente, na Pastoral da Juventude. Aos 24 anos ingressou no SEVOA (Seminário de Vocações Adultas) em Guaratinguetá, para iniciar a sua formação.
Frei Moiséis se dizia uma pessoa extrovertida, alegre e otimista. Gostava de estar com o povo e servir de maneira simples e feliz. “O nosso testemunho, a nossa convicção e entusiasmo, a nossa maneira de ser e viver é a melhor maneira de ser evangelizador”.
Depois de cinco anos de experiência missionária na Diocese de Barra, Frei Moiséis relatou ao Ministro Provincial: “Posso dizer que tem sido especial. É uma região com o povo muito carente. Os desafios são muitos, mas a alegria de poder contribuir na formação das comunidades e lideranças, a busca por melhorias sociais participando de Associações, ajudando o povo a assumir as suas vidas e história nos deixa muito feliz”.
Deus o acolha em seu abraço misericordioso!
R.I.P.
Frei Jeâ Paulo Andrade
Dados pessoais, formação e atividades
Nascimento: 15.10.1951 (68 anos de idade)
Hidrolândia, CE.
Vestição: 20.01.1976 – Rodeio
Primeira Profissão: 20.01.1977 (43 anos de Vida Franciscana)
Profissão Solene: 18.04.1981
Ordenação: 20.06.1982 (38 anos de Sacerdócio)
1977-1982: Estudos de filosofia e teologia em Petrópolis-RJ.
1982 – Vila Clementino/São Paulo – vigário paroquial;
1986 – Campos do Jordão – pároco
1990 – Sorocaba/Bom Jesus – guardião e pároco
1995 – Vila Velha –ES/Convento da Penha – guardião
1997 – São Paulo/Convento São Francisco – vigário paroquial
2000 – Diocese de Barra-BA – à serviço da Diocese