Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

02/02/2020 - SOBRARAM EMOÇÕES NA PRAÇA MATRIZ DE XAXIM

Tanto nos depoimentos dos jovens como nos agradecimentos dos frades envolvidos diretamente com as Missões Franciscanas da Juventude, em Xaxim, de 29 a este domingo, 2 de fevereiro, sobraram emoções. A começar pelo responsável por todo este trabalho com a juventude na Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei Diego Melo.

Em primeiro lugar, Frei Diego não poupou elogios à Fraternidade São Luiz Gonzaga – formada por Frei Vanderlei da Silva Neves, o guardião; Frei Gilson Kammer, o pároco; Frei Jacir Antônio Zolet, vigário paroquial; e o diácono Frei Evaldo Ludwig – que “abraçou a Missão como nunca”. Frei Diego lembrou que ainda no final de julho, com o término das Missões no Rio de Janeiro, já começou a reunir com os frades de Xaxim para realizar um evento em apenas seis meses. “A princípio esperávamos 650 jovens. De repente, o susto: 800 jovens. À medida que aumentava o número, os freis diziam: ‘Damos um jeito’. Em todo momento, eles foram abertos”, revela, emocionando-se pela primeira veza.

“Hoje, é o dia dos consagrados. Nós, freis e irmãs, não temos um filho ou filha, não temos uma única família. Nós abraçamos uma família muito maior. É a Família Franciscana. E Deus nos dá a graça de sermos fecundos e de abraçarmos vocês como filhos e filhas. Por isso que a gente se doa e por isso que a Vida Religiosa vale a pena. Por isso vale a pena ser frade, freira, padre! É uma vida que dá frutos, que tem sentido. Obrigado a todos os freis, de modo especial esses que estão aqui. Obrigado Frei Jaime Campos, que veio de longe para estar conosco. Obrigado, frei, pela sua presença que nos coloca em sintonia com a Ordem. Obrigado aos freis da Província – se emociona novamente. Cada ano que passa, os freis vêm em número maior. Obrigado Frei Franklin e Frei Tiago, que estão próximos de nós na Província do Rio Grande do Sul. Obrigado aos freis que nos fizeram amar os argentinos. Frei Jesus, Frei Fernando, Frei Christian, Rodrigo e Sofia, pela presença de vocês. Sejam sempre bem-vindos”, garantiu.

Segundo Frei Diego, uma árvore se conhece pelos frutos. “A árvore franciscana está aqui enchendo esse mundo de frutos. Obrigado a todos. Obrigado, Frei Gustavo, em nome da Província, que apoia as Missões. Gente, isso tudo é uma resposta da Província da Imaculada, que continua apostando em vocês. Obrigado meu companheiro no SAV, Frei Alisson Zanetti. Certamente, você cativou muitos jovens nesses dias e vai cativar ainda mais. Obrigado aos jovens que organizaram as caravanas. A gente sabe que não é fácil. Mas quando a gente vê toda essa emoção, o carinho do povo, a gente diz: ‘valeu a pena!’. Obrigado pelo carinho de vocês!”, insistiu.

Por último, agradeceu a juventude. “A missão não está terminando, ela está apenas começando. Aprendemos que aqui é um ponto de chegada, mas é um ponto de partida. Agora, é na família de vocês, na Paróquia que vocês vão mostrar que essa missão foi importante e vai continuar dando frutos. Sejam promotores, cuidem da Casa Comum, cuidem do relacionamento com Deus, procurem alimentar o coração e a alma de vocês, cuidem do próximo. A primeira coisa que vocês vão fazer quando chegarem em casa: Eu te amo pai, te amo mãe! Eu quero cuidar da mãe Terra, porque tudo está interligado”, ensinou.